Apresentação da Pascom 20 de maio

Publicado em 23/05/2012 | Categoria: Destaques Editorial |

Nossa apresentação foi feita através de uma dinâmica. Convidamos um representante de algumas pastorais e movimentos para montarem um quebra-cabeça enquanto fazíamos nossa apresentação.

Lucia, membro da Pascon

Dando continuidade à apresentação das Pastorais da Paróquia, a Pascom escolheu este fim de semana para apresentar-se, pois dia 20 de maio é o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Para a Pascom, a comemoração do 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais, começou mais cedo, no dia 18 de abril, com o Terço da Misericórdia, como Ação de Graças pelo serviço na Pastoral de Comunicação.

Pedimos que, em silêncio, montassem um quebra-cabeça. Não conseguimos contemplar todos os movimentos e pastorais, mas a intenção era  refletirmos sobre a importância de cada um de nós na evangelização.

Comunicar é evangelizar

Movimentos, Pastorais e Comunidade são partes importantes na PASCOM. Todos, através de ações específicas, comunicam o Evangelho, divulgam a ação de Deus no meio de nós, portanto, todos formamos o Corpo de Cristo.

Cultura Midiática

A evangelização segue a evolução dos tempos. Há necessidade de mudança de mentalidade na cultura midiática.

A PASCOM não é por si uma pastoral

A PASCOM existe para servir às demais pastorais, movimentos e comunidade, dando assim visibilidade a todos os eventos, ações, atividades, propostas vivenciadas em cada grupo. Queremos ressaltar a importância da Pastoral de Conjunto.

Queremos ser porta-voz das ações desenvolvidas por cada um de vocês.

Não é suficiente termos apenas alguns, muito poucos, componentes na PASCOM. É importante e necessária que a comunicação faça parte integrante de todas as pastorais. Que tenhamos um elo direto, uma comunicação permanente, um contato de cada unidade para que sejamos o instrumento de divulgação – de visibilidade e, proporcionar a comunicação interpessoal e uma reflexão intrapessoal sobre a ação evangelizadora.

Nos colocamos diante de Deus para ressaltar sua comunicação eficaz que cumpra seus objetivos:

• Deus se comunica para salvar;

• Deus se comunica para dar uma Lei;

• Deus se comunica para estabelecer aliança e fazer promessas;

• Deus se comunica para revelar o seu amor;

• Deus se comunica, por meio de seu Filho, Jesus, e revela seu rosto terno e misericordioso.

Deus se comunica através do SILÊNCIO e da PALAVRA.

O Papa Bento XVI escolheu o tema: “Silêncio e Palavra: Caminho de Evangelização” para sua mensagem sobre o 46º Dia Mundial da Comunicação.

Por isso pedimos que as pessoas experimentassem o silêncio reflexivo no momento da construção do quebra-cabeça. A comunicação se faz através, também, do silêncio.

O silêncio para ouvir a Palavra

É um desafio falar da palavra de Deus nos meios de comunicação, mais difícil ainda, é experimentar a escuta de Deus no silêncio.

“O silêncio não se apresenta como uma forma de contraposição a uma sociedade caracterizada pelo fluxo constante e incontrolável de ruídos na comunicação, mas um elemento necessário de integração.”

O silêncio favorece a dimensão do discernimento e do aprofundamento e pode ser visto como um primeiro grau de acolhimento da palavra.

Silêncio e Palavra devem equilibrar-se para aumentar o valor da comunicação, tornando-a fecunda no serviço da nova evangelização.

“Educar-se em comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar, para além de falar; e isto é particularmente importante para os agentes da evangelização: Silêncio e Palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo.”

Para que todos sejam Um!

Finalizando, desejamos a todos uma silenciosa reflexão sobre a importante ação evangelizadora da comunicação.

Convite

Venha você também fazer parte da Pascom,  para juntos, fazermos  a  diferença nesta nova forma de evangelizar, mas, com o sentido de ontem , hoje e sempre:

levar as pessoas a conhecerem, amar e seguir Jesus, O Comunicador por excelência.

Veja mais fotos

Uma resposta para “Apresentação da Pascom 20 de maio”