Missa da Ascensão do Senhor

Publicado em 22/05/2012 | Categoria: Destaques Editorial |

Celebramos no domingo, 20 de maio, a Ascensão do Senhor, sua volta para o convívio do Pai. Sentado à direita de Deus, Jesus continua olhando pela humanidade, a caminho para entrar também na glória. Nessa caminhada, a Igreja se dedica a comunicar Jesus ao mundo todo. Neste dia, também comemoramos o dia Mundial das Comunicações.

Participação especial

A missa da Ascensão do Senhor este ano, teve uma participação muito especial: as crianças da Creche Dom Orione, levaram alegria, representando as obras de Dom Orione, que foi comemorado com Missa Solene , no último dia 16.

– Casa de Betânia, que assiste os idosos mais necessitados;

– Pequeno Cotolengo, instituição que acolhe as crianças abandonadas pelas famílias;

– Creche Dom Orione

Hino

Na simplicidade de criança,   elas cantaram o Hino de Dom Oriona fazendo as coreografias, ajudadas pelas professoras da Creche Dom Orione.

Lá no norte da Itália, uma estrela despontou

Numa casa bem singela, a estrela então parou.

Orione mensageiro, da bondade do Senhor

Pela Igreja, deu sua vida, para os pobres deu amor.

Sob o olhar da Providência, maravilha aconteceu

Para tão pobre família, um pequeno ali nasceu.

Junto ao campo e à natureza, seu caráter se moldou

Na virtude, na pureza, sua vida se traçou.

Uma idéia o persegue, só um desejo ele tem:

Fazer sempre o bem a todos, o mal, nunca a ninguém.

Virgem Mãe da Providência! A celeste Padroeira,

Nosso respeito e reverência, nossa vida toda inteira.

A Jesus crucificado, toda nossa adoração

Salve o Papa! Salve os Bispos! Eles querem nos guiar.

Junto ao nosso Pai querido, nossas mãos vamos juntar;

Lá na glória ele vive, por nós todos a velar.

Catecumenato

Na celebração da Ascensão do Senhor, foram apresentados para comunidade paroquial, dois jovens ( catecúmenos), que irão receber o Sacramento da Comunhão, no domingo, 27, de Pentecostes.

Neste dia também comemoramos o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais

SILÊNCIO E PALAVRA

Vivemos num período histórico em que assistimos ao impressionante desenvolvimento das tecnologias na área da comunicação. Notadamente com o advento das mídias digitais, entre as quais a internet e o celular, e com a consequente organização da sociedade “em rede”, o mundo está cada vez mais interconectado, influenciando, de maneira decisiva, o nosso modo de ser e de nos relacionar.

No entanto, o acesso às novas tecnologias não garante a qualidade da nossa comunicação. É necessário refletir sobre como estamos usando as modernas mídias e até que ponto elas estão nos ajudando a construir uma sociedade com melhor qualidade de vida. Caso contrário, o que deveria ser fator de humanização pode se transformar apenas em fonte de barulho e de dispersão.

Tendo presente este contexto sociocultural, Bento XVI, em sua mensagem para o 46º dia mundial das comunicações, que celebramos neste domingo da Ascensão do Senhor, propõe-nos oportuna reflexão sobre “silêncio e palavra: caminho de evangelização”.

O papa nos mostra que entre silêncio e palavra não há oposição, mas complementaridade. De fato, o “silêncio” é elemento importante no processo da comunicação. Sem essa atitude não podemos “escutar”, e, se não escutamos, como poderemos dizer as palavras certas às pessoas e ao mundo que nos cercam?

No âmbito da fé, o silêncio é o primeiro passo para acolhermos a palavra de Deus, precisamente porque favorece o discernimento e o aprofundamento. Se não escutamos o que o Senhor quer nos falar, o que vamos anunciar?

Evangelização é, antes de tudo, comunicação, e esta, para realizar-se de modo eficaz, necessita do silêncio e da palavra. Só assim conseguiremos oferecer, com base nos valores evangélicos, respostas adequadas aos problemas atuais e construir uma sociedade com mais vida, em conformidade ao que Jesus ressuscitado espera de seus discípulos.

Pe. Valdir José de Castro, ssp

Trechos da Homília do Pe. Josumar

A Ascensão do Senhor não é um distanciamento de Jesus da nossa realidade, Ele vai para o Pai, mas não nos abandona. Ela não é a festa do abandono, nesta hora, Cristo, de forma espiritual, está mais próximo de nós.

Quem está com Ele, está acompanhado.

Jesus pede para nos comprometermos com o outro. A proteção de Deus, faz agir em nós, fazendo com que a vontade de Deus se faça.

É a festa do comprometimento da Igreja, que somos todos nós.

Um grande exemplo disso, foi Dom Orione, que usou de todas as estratégias para levar a palavra de Jesus.

Enquanto Jesus não volta, é o tempo da Igreja, é o tempo de agir.

Este é o tempo de espera da Igreja: enquanto o noivo não volta, estamos com as “lanternas acessas”, agindo!

Jesus nos garante a sua presença real na Igreja: quem acredita, faz a diferença e mostra que é de Cristo.

Cristo é a cabeça da Igreja e nós somos o corpo. Se a cabeça está na Glória, nós também, como corpo de Cristo, estaremos.

Este deve ser o nosso horizonte!

Precisamos nos perguntar:

• O que estou fazendo até que Cristo volte ?

• Como estou agindo na nossa Igreja ?

• Estou me comprometendo com a Igreja, com a mensagem de Cristo ?

Não basta ser cristão, é preciso comprometimento!

Precisamos agir como Jesus, buscando a salvação coletiva, indo nos lugares mais difíceis para evangelizar. Fazer uma doação do nosso tempo, de nossa energia, atuando em uma de nossas várias pastorais da nossa Igreja.

Temos necessidade urgente de levar o Evangelho para as famílias e para as comunidades.

Não podemos nos limitar a ser cristão, precisamos nos envolver e nos comprometer com o Reino de Deus.

Veja mais fotos da celebração