Missa de Pentecostes

Publicado em 28/05/2012 | Categoria: Destaques Editorial |

“O Espírito do Senhor desceu sobre nós e nos congregou na mesma fé e numa só família na alegria, na fraternidade e no amor. O universo todo se rejubila pela presença do Espírito criador e unificador. Nesta celebração ele quer nos cumular com seus dons.”

Quem participou neste domingo, 27,  da missa de Pentecostes, sentiu a presença do Espírito Santo de Deus, que dá vida, força, alegria e unidade aos Cristãos.

Com a festa de Pentecostes e dia de Batizado, a Igreja Matriz estava cheia de paroquianos, convidados e de muita alegria.

Acolhida

Na entrada todos foram recebidos pela equipe de acolhida com o folheto da Missa e um lenço vermelho, simbolizando o fogo do Espírito Santo, que foi usado durante a celebração, para expressar a alegria de receber e agradecer os dons do Espírito de Deus.

Círio

Após a acolhida, foi acesso o Círio Pascal:   “Bendito sejas, Deus da vida, pela nossa vida e por esta luz que nos ilumina nas trevas”.

Todos manifestam a alegria de participar da Missa de Pentecostes

Trechos da Homilia

Pentecostes é a Festa da inauguração da Igreja, até então Jesus tinha deixado a sua mensagem. É também, a festa da unidade do Corpo de Cristo que é a Igreja.

Centro da nossa fé cristã, é ter o Espírito Santo de Deus para compreendermos a maravilha deste mistério, aceitar Jesus como nosso salvador: é o Espírito Santo que suscita isso.

O bem que conseguimos realizar, é Deus que realiza em nós. É obra de Deus, do Espírito Santo. Somos movidos por Ele, que nos impulsiona a chamar Deus de Abba, papaizinho.

O Espírito atualiza no mundo de hoje a capacidade de realizar obra de caridade e defender a justiça. Por mais que sejamos capazes, se o Espírito Santo não nos impulsiona, não fazemos bem as obras.

Na Igreja habita o Espírito Santo, se não fosse assim, apenas seria um grupo, uma associação, com uma visão espiritual da vida, nada mais que isso. Sem Ele, o Espírito Santo, a Igreja teria morrido.

Jesus está presente nos sacramentos, dando vida nova, com o Espírito Santo pairando e habitando na Igreja.

“Somos o templo do Espírito Santo”

A unidade na diversidade

Todos os membros são importantes. Quando se quebra a unidade, toda a Igreja padece. Não queremos uniformidade, cada um tem sua maneira de rezar, sua espiritualidade, mas  o Espírito Santo suscita esta unidade para: participar de uma pastoral, agir na vida pública e política, enfim, se colocar a serviço.

Precisamos rezar pela unidade dos cristãos

É triste quando vemos uma Igreja atacando a outra, falando de si mesma, mais que de Jesus, quebrando a unidade.

Presenciamos uma sociedade que deseja Deus, têm sede de Deus, mas é prepotente, dispensa Deus, é a marca do nosso tempo, se zomba da fé. Uma sociedade sem Deus não tem harmonia e unidade.

Jesus vem nos oferecer a linguagem do evangelho, o desejo mais fecundo do coração humano, pela força do Espírito Santo  o povo conhece a mensagem universal: O AMOR.

Intimidade com o Pai

Quanto mais nos unirmos em oração, mais o Espírito Santo nos dará a força para a ação, para trabalhar, mas isso só é possível  a partir do encontro pessoal com Deus. É a Ele que seguimos, é o senhor que aponta o caminho.

Pedido

Vamos nos unir em oração:

principalmente com estes jovens, que receberão a primeira Eucaristia e ao casal, que hoje completa 75 anos (bodas de vinho) de união matrimonial.

Emoção

A celebração foi especialmente representativa para este casal que estava festejando 75 anos de  casados, neste momento o Pe. Josumar cantou uma música, representando a união do casal, que emocionou a todos.

Unidade

Como simbolismo da unidade no Espírito,  a oração do Pai Nosso, foi rezada com a assembleia de mãos dadas.

Primeira Eucaristia

Experimentando a intimidade com o Pai através do sacramento

Rito  para apagar o Círio Pascal

Na noite da Vigília Pascal aclamamos Cristo, nossa luz, e acendemos o Círio Pascal. A luz do Círio nos acompanhou neste cinquenta dias. No dia de Pentecostes, ao concluir o tempo da Páscoa, o Círio é apagado. Este sinal nos é retirado para que , educados na escola pascal do mestre ressuscitado, nos tornemos a “luz de Cristo” que se irradia, como uma coluna luminosa que passa no mundo, para iluminar os irmãos e irmãs e guia-los no êxodo definitivo rumo ao céu. – Cristo, luz do mundo.

Visita

No final da missa, o Pe. Josumar recebeu a visita do Denis, que foi coroinha na época em que foi pároco na Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência, no Jardim Botânico. O Denis estava na Paróquia para participar da celebração de Batizado da Julie, moradora de Niterói.

Veja mais fotos da celebração

Convite

No final da celebração todos foram convidados para o Festival de Massas, na Creche , evento que encerrou as festividades de Dom Orione na Paróquia.