Vigília Pascal

Publicado em 07/04/2012 | Categoria: Destaques Editorial |


Em comunhão com todas as comunidades cristãs do universo vamos celebrar a Páscoa de Jesus: sua passagem da morte para a vida.



O grande e alegre anúncio desta noite é:

JESUS RESSUSCITOU!



Fazendo memória das ações maravilhosas de Deus na história da humanidade, renovamos nossa fé.







A Vigília Pascal consta de quatro partes:


1) Celebração da luz

2) Liturgia da Palavra

3) Liturgia batismal

4) Liturgia eucarística



A Vigília Pascal na se iniciou com a celebração da luz, no pátio do Colégio Assunção, com o Pe. Josumar e os paroquianos reunidos para a bênção do fogo que acendeu o Círio Pascal.



Cristo ontem e hoje . Princípio e Fim. Alfa e ômega. A ele o tempo e a eternidade; a glória e o poder. Por suas santas chagas, suas chagas gloriosas, o Cristo Senhor nos porteja e nos guarde. Amém.

A luz do Cristo que ressuscita resplandecente dissipa as trevas de nosso coração.






Este ano, os paroquianos puderam adquirir um círio pascal pequeno(simbólico), para acender no fogo do Círio Pascal,  e levar para suas casas.



Em seguida, o povo seguiu em procissão com o Círio Pascal até a Igreja Matriz de São Francisco Xavier para continuar a celebração.






Trechos da Homilia


Em sua homilia, o Pe. Josumar falou que a Páscoa deve ser uma experiência pessoal vivida a partir da fé.

– Ele vive e ressuscitou. Hoje chegaremos em casa com uma alegria serena, que adquirimos porque temos certeza que Ele está vivo e reina.

Ó noite de alegria verdadeira, que une de novo o céu a terra inteira!

Mas, só podemos ter esta certeza se realmente vivermos isso na nossa vida.

Cristo nos reanima, renova a nossa fé, sentimos que estamos melhorando como seres humanos. Isso é vivido a partir da nossa fé no Cristo Ressuscitado. Isso tudo é obra do Amor de Deus.

Cristo é uma coluna que vai a nossa frente. Não deixem de acreditar na sua família, na força do bem e do amor e que a justiça prevalecerá.

O católico, mesmo em meio ao sofrimento e decepções com as pessoas, não deve esmorecer e nem desistir, porque Jesus nos segura pela mão e seguiremos animados pelo seu amor.

Cristo já nos libertou do ódio e do ressentimento, mas, como humanos, ainda continuamos a pecar.  Por isso a liturgia nos ajuda a ter força para não pecar.

Quem é de Cristo morreu para tudo isso. Com Cristo fomos sepultados para o pecado, embora derrapemos e façamos a opção errada, mas o horizonte é sempre de luz e vida, de alguém que já nos libertou do pecado: Cristo.



Liturgia Batismal

É por meio dela que renovamos a promessas do nosso batismo e assumimos o compromisso com a vida nova trazida por Cristo ressuscitado.










Crianças que receberam o Sacramento do Batismo


Na celebração 4 crianças foram batizadas e toda assembleia acolheu com uma salva de palmas.



O pároco explicou que o Batismo dos judeus era de imersão, simbolizando que, quando mergulhados, lá no fundo ficava o homem velho e ressurgia um homem novo.

Hoje, a água que é derramada sobre a cabeça, tem o mesmo significado.









Este é o momento mais importante da Liturgia Sacramental.



Vencendo o poder da morte Jesus ressuscitou.

Alimentando-nos com a Eucaristia, renovamos e fortalecemos nosso compromisso com a vida.

Ele ressuscitou. Aleluia! Aleluia!

Veja a galeria de fotos da Semana Santa



Uma resposta para “Vigília Pascal”

  1. […] noite da Vigília Pascal aclamamosCristo nossa luz e acendemos o círio pascal. A luz do círio nos acompanhou neste […]