Celebrando o dom de servir

Publicado em 25/11/2012 | Categoria: Notícias |


Dentro da proposta de nossa Paróquia de intensificar a expressão da unidade, integrando os vários movimentos, ministérios e pastorais, foi realizada ontem, 24, a Festa da Pastoral de Conjunto, no encerramento do ano litúrgico.

A festa teve início com a Celebração Eucarística, às 19 horas, na Igreja Matriz e em seguida, todos foram convidados a participar de um momento de confraternização na Creche Dom Orione.


Missa

 

A missa foi celebrada pelo padre Geraldo Majela, que em sua homilia falou da alegria de estarmos todos reunidos na solenidade de Cristo Rei do Universo:

 –percorremos todo ano litúrgico e hoje a Igreja faz o seu encerramento , lembrando que Deus vencerá com o Amor e a caridade, o dom da salvação. A salvação passa pelo amor que Deus tem por nós e pelo amor que temos por Deus. A compreensão de Jesus sobre o seu projeto de Reino, estava completamente voltado ao projeto do Pai, um Reino de justiça e amor.

 

 

 

 

 

 

 

Oração de Renovação do Compromisso

Na missa, na hora da Oração da Assembléia, os membros de pastorais, movimentos e Capelas(Comunidades), fizeram a Oração de Renovação do Compromisso do Serviço na Paróquia ( leia a íntegra da oração no final deste post).

 

 

  Confraternização

 

Já no convite da festa, o pároco, pe. Josumar, enfatizou a importância da participação de todos os leigos que servem na Igreja:

–  É importante que tenhamos a participação das pessoas que trabalham nos diversos setores de evangelização em nossa Paróquia. Será um momento único de celebrar nossas conquistas, pedir perdão por nossas debilidades e pedir que a fortaleza divina nos ajude a empreender um caminho de evangelização sempre pautado na participação e na unidade.

 

 

Descontração e Alegria

No segundo momento da festa, na Creche Dom Orione, o clima era de confraternização, com muita alegria e descontração, os membros das diversas pastorais, movimentos e capelas(comunidades) participaram de um delicioso jantar, com música ao vivo, promovido pela Paróquia, contando sempre com a organização da Pastoral de Eventos.

 

 

 

 

 Hoje, dia que comemoramos o dia do leigo, pedimos que Deus continue enviando seu Espírito Santo para fortalecer  e animar todos os leigos que servem na nossa Paróquia.

 

 

Veja mais fotos da festa.


 

Oração de Renovação de Compromisso das Dimensões e Setores Pastorais

 

 

1- Nós, da Dimensão Comunitária Participativa nos comprometemos a trabalhar para revelar a dimensão íntima da Igreja, a sua identidade. Guiados pelo Espírito de Cristo, que convoca e reúne seu povo para viver a comunhão fraterna, queremos ajudar a formar uma comunidade de irmãos na fé, pela participação de todos, com seus dons e carismas para o bem de todo o corpo que é a Igreja.

2- Nós, os participantes da Dimensão Missionária, sabemos que evangelizar é a missão principal da Igreja. Portanto queremos reaprender com as primeiras comunidades cristãs e falar de Deus não só “para os de casa”, mas para o mundo autônomo e secular, para as gerações novas e para aqueles que se proclamam “sem-igreja”. Queremos ajudar a recuperar a identidade católica, atraindo novamente os católicos afastados e convocando toda nossa paróquia a uma retomada do dever missionário, do mandato de anunciar o Evangelho. Temos consciência de que é necessário que a mensagem de Jesus seja anunciada a um mundo mais amplo do que aquele que normalmente se compreende como Povo de Deus.

3- A Dimensão Bíblico-Catequética se compromete diante de Deus a ajudar na formação do povo de Deus a partir da catequese que fortalece a conversão inicial, permitindo que os Discípulos Missionários perseverem na vida Cristã. Orientados pela Palavra, queremos promover o processo de educação catequética pessoal e comunitária, inserindo crianças, jovens e adultos na vida da comunidade e oferecendo-lhes a oportunidade de descobrirem a riqueza do anúncio e testemunho do Evangelho de Jesus Cristo.

4- Nós que atuamos na Dimensão Litúrgica temos a nobre missão de ajudar a proporcionar o encontro da comunidade com Deus. Visto que a liturgia é o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde emana toda a sua força, nos dispomos a ajudar a comunidade a experimentar a presença de Deus. Para que o povo de Deus tenha a força necessária para assumir sua missão no mundo, queremos, através das celebrações litúrgicas, proporcionar-lhe momentos de profunda espiritualidade, de vibração de contatos vivos com Deus e com os irmãos na fé.

5- Estamos aqui diante de Deus, como participantes da Dimensão Sócio Transformadora que deve manifestar a ação da Igreja presente no mundo, como fermento transformador. Assim, manifestaremos uma Igreja mais profética, mais solidária e comprometida na transformação da sociedade, ajudando a construir o Reino de Deus, especialmente junto aos marginalizados, oprimidos e excluídos. Nossos movimentos e pastorais constituem uma riqueza para a Igreja, pois revelam a sua abertura à sociedade, marcada por tantas contradições e conflitos. Portanto, nós queremos ser, com toda a Igreja, as vozes proféticas do Reino de Deus, questionando as estruturas injustas da sociedade e estendendo nossas mãos a toda espécie de sofredores . Seremos o sal na construção duma nova sociedade fundamentada na paz, na justiça e no amor de Cristo sempre vivo entre nós.

6- O Setor Juventude quer deixar ecoar aquilo que o Papa Bento XVI disse em sua visita ao Brasil: “Jovens, não desperdiceis vossa juventude. Não tenteis fugir dela. Vivei-a intensamente. Consagrai-a aos elevados ideais da fé e da solidariedade humana. Vós, jovens, não sois apenas o futuro da Igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do presente. Pelo contrário: vós sois o presente jovem da Igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem. A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem a Igreja se apresentaria desfigurada.” Esse é o nosso desejo, esta é nossa meta, este é o nosso compromisso: rejuvenescer a Igreja com nossa fé, nosso entusiasmo, nossa vibração, nossa alegria, cada dia mais apaixonados e sempre seguidores do jovem Jesus de Nazaré, nosso modelo fundamental , nosso Rei, nosso Deus.

7- Nós, do Setor Família e Vida reafirmamos que a família, célula da sociedade, sempre recebeu grande atenção e preocupação pastoral da Igreja que a consagrou como “Igreja doméstica”. Nossa Pastoral Familiar quer ser um esforço pastoral de toda Igreja visando não só defender e promover o respeito à dignidade da família, seus direitos e deveres, mas também chamar a atenção para a importância e centralidade da família como o principal recurso para a pessoa, para a sociedade e para a Igreja.

8- O SETOR COMUNICAÇÃO de nossa paróquia assume a função de trabalhar para fortalecer os laços entre os organismos pastorais, movimentos e comunidades. Queremos continuar a criar oportunidades de convivência, de troca de experiências e de comunhão entre todos. A PASCOM quer ser elemento de comunhão, através do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação, para melhor colaborarmos na obra da evangelização.

9- Nós do SETOR EDUCAÇÃO E ENSINO RELIGIOSO, guiados pela palavra do grande Educador e pedagogo Jesus Cristo, respeitando as individualidades, onde cada um tem o direito de ser o que é, queremos contribuir para o melhoramento de nossa sociedade. Sabemos que construir o Reino de Deus requer um processo educativo para que as pessoas livremente assimilem, reconstruam e assumam a proposta de Deus no caminho da vida. E este deve ser o nosso esforço.

10- CAPELAS (COMUNIDADES): nós das comunidades pertencentes à paróquia de São Francisco Xavier, unidos em torno da mesa da palavra e da Eucaristia, nos comprometemos a continuar nossa caminhada de evangelização com alegria e simplicidade, fortalecendo nossas pastorais, animando nossas celebrações, apoiando nossa juventude e buscando sempre maneiras e estratégias novas para levar Jesus Cristo ao coração das pessoas. Não queremos nos contentar com aqueles que já participam da comunidade, mas vamos sair ao encontro dos afastados, interessando-nos por sua situação, a fim de reencantá-los com a Igreja e convidá-los a novamente se envolverem com ela.



Os comentários estão desativados.