Missa Solene em honra a São Luis Orione

Publicado em 16/05/2012 | Categoria: Destaques Editorial Notícias |


Quem participou da Missa Solene em honra a SÃO LUÍS ORIONE, celebrada no dia  16,  às 19 horas, na Igreja Matriz de São Francisco Xavier, teve a grande oportunidade de conhecer um pouco mais da história de um santo quenão é popular, não é muito conhecido  e não está na mídia, mas,  esteve muito próximo de nós, da nossa Paróquia, onde celebrou missa na Igrejinha Histórica, quando  esteve em Niterói.”

Só amamos o que conhecemos!

 

 

 

Homilia

 

Em sua homilia, pe. Josumar falou que Dom Orione usou de todas as estratégias para levar a palavra de Jesus, mas, a maior delas, foi  a caridade: – “ele sempre esteve ao lado dos mais necessitados. Dom Orione dizia  :

“ Eu quero o refugo, quero aqueles que ninguém quer”.

 

 

 

 

No meio da alegria, uma triste constatação

 

Pe. Josumar lamentou que a Igreja não estivesse repleta de paroquianos, pelo contrário, tinha poucas pessoas, o que é uma incoerência, já que os padres da Paróquia pertencem a Congregação Orionita.

 

 

 

 

 

 Participação de mebros do MLO

 

Mesmo com um número reduzido de fiéis, a celebração foi muito bonita e significativa para todos que estavam presentes, principalmente para os membros do Movimento Laical Orionita (MLO),que participaram da liturgia da celebração, no ofertório e nas leituras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante a celebração todos rezaram a oração a São Luiz Orione

 

Ó Santíssima Trindade Pai, Filho e Espírito Santo, vós o adoramos e vos damos graças pela imensa caridade que infundistes no coração de São Luiz Orione e por ter-nos dado nele o apóstolo da caridade, o pai dos pobres e benfeitor da humanidade sofredora e abandonada.

Concedei-nos que possamos imitar o amor ardente e generoso que São Luiz Orione tinha para convosco, à Santíssima Virgem, à igreja, ao papa e todos os aflitos. Pelos seus méritos e a sua intercessão, concedei-nos graça que vos pedimos para experimentar a vossa Divina Providência. Amém.

 

 

 

 

     Convite

 

     As comemorações continuam 

 

 

 

No dia 20 – Na Comunidada São Luiz Orione – Grota

 

– às 15h30m- Procissão, saindo ao lado do Colégio Duque de caxias, até a Comunidade São Luis Orione ( no ponto final do ônibus 32).

 – às 16 horas –  Missa Solene

– 17 horas Grande Louvor, com barracas de doces e salgados variados

 

No dia 27 de maio, com ALMOÇO FESTIVO, às 12 horas, na Creche Dom Orione.

 

Convites à venda na Secretaria da Igreja, e com os membros do Movimento Laical Orionita.

 

 

 

 

 

Nossas Orações

 

No final da celebração, Pe. Josumar pediu para que a partir de hoje, São Luiz Orione,  passe a fazer parte das nossas orações diárias.

 

 

 

 

 

 São Luiz Orione, rogai por nós!

 

 

 

Veja o vídeo: DOM ORIONE O SANTO DA CARIDADE

 

      Veja mais fotos da celebração

 

 

Vida e Obra


 

São Luís Orione descobriu Jesus na pessoa dos pobres e desamparados. “Ver e sentir Jesus no ser humano”, essa foi sua luta e sentimento mais profundo, e sua opção de vida era a de ser “um coração grande e generoso capaz de curar todas as dores e todas as lágrimas”. A fim de realizar esta missão evangélica, fundou a Pequena Obra da Divina Providência, para que religiosos e leigos unidos num mesmo caminho marchassem à frente dos tempos para transformar o mundo numa sociedade mais humana.

 

Hoje, a família orionita, frente aos desafios deste tempo e convencida de que só a caridade salvará o mundo, se esforça em fazer de cada uma de suas comunidades e obras, autênticos “faróis de evangelização” no meio do povo, sobretudo entre os mais pobres, em quem resplandece a imagem de Cristo.

São Luís Orione nasceu no dia 23 de junho em 1872, em Pontecurone, região do norte da Itália, num ambiente familiar de pobreza e de verdadeira religião.

 

Entrou para o Seminário Menor dos franciscanos em Voghera (1885-1886). Por motivo de saúde, deixou o Seminário e foi estudar em Turim, no Instituto de Dom Bosco. O encontro com São João Bosco, o santo apóstolo da juventude, orientou sua vida. Mais tarde entrou para o Seminário Maior Diocesano de Tortona, onde se ordenou sacerdote em 1895, fez sua primeira homilia como clérigo e foi nomeado Guardião da Catedral.

 

Das experiências religiosas e político-sociais daqueles anos de preparação ao ministério sacerdotal cheio de fervor, Luís Orione colheu estímulos fortíssimos para agir, num primeiro momento, em favor da salvação das crianças órfãs, sem condições, abandonadas e impossibilitadas de desenvolver os talentos de sua inteligência: num segundo momento, para abrir instituições de beneficência e refúgios de paz para os mais pobres e doentes, para os provados pela fome e pela miséria.

Presenciou guerras e terremotos, conhecendo a pobreza e a miséria humanas. Enfrentou dificuldades, porém soube dar uma resposta de caridade a tudo. Seu lema é “Restaurar tudo em Cristo” e com esta finalidade fundou a Obra da Divina Providência (1893). Sua ação passou, assim, por colônias agrícolas, de artesanato, escolas profissionais, casa de caridade e pelos Pequenos Cotolengos. Junto com seus sacerdotes e religiosos fundou congregações de Padres, Irmãs e Eremitas aos quais se juntaram leigos consagrados e os “Amigos de Dom Oreone”, Eremitas da Divina Providência(1898), as pequenas Irmãs Missionárias da Caridade (1915) e as Irmãs Cegas Sacramentinas Adoradoras(1927).

 

São Orione faleceu em 12 de março de 1940, numa casa de repouso em san remo. É chamado ‘o apóstolo da caridade de nossos tempos, pois dedicou toda a sua vida ao servoços dos mais pobres e marginalizados. Teve quatro grandes paixões: Jesus, Maria, o Papa e os pobres.

 

Desempenhando com fervor o Ministério Sacerdotal, realizou sua atividade social caritativa e educativa tanto na Itália como na América do Sul. Em todos os lugares brilhou pela sua santidade de vida.

 

Ele esteve no Rio de Janeiro em 1937, onde aos pés do Corcovado disse:

“O que eu fiz pelo Brasil enquanto vivo, farei depois de morto”

O Papa João Paulo II o proclamou beato em 1980.

 

São Luís Orione foi canonizado no dia 16 de maio de 2004.

 

 

 

Para quem deseja conhecer um pouco mais da obra da congregação orionita, entre nos sites de algumas destas casas pelo Brasil:

 

Ceará www.cotolengocearense.com.br

Matogrosso do Sulwww.cotolengo.com.br

São Paulo www.cotolengosp.org.br

Paranáwww.pequenocotolengo.org.br

Santa Catarinawww.orionopolis.org.br



Uma resposta para “Missa Solene em honra a São Luis Orione”

  1. […] A missa da Ascensão do Senhor este ano, teve uma participação muito especial: as crianças da Creche Dom Orione, levaram alegria, representando as obras de Dom Orione, que foi comemorado com Missa Solene , no último dia 16. […]