Os novos desafios do CELAM à luz do pontificado de Francisco. Ouça Dom Dimas

Publicado em 30/07/2013 | Categoria: Notícias |


celamRio de Janeiro (RV) – O Comitê de Coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) está reunido desde segunda-feira, 29, no Rio de Janeiro, após as atividades da JMJ Rio 2013.

A reunião tem como objetivo implementar as decisões tomadas durante a 34a Assembleia Ordinária do CELAM, que coordena o trabalho de 22 Conferências Episcopais, entre elas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Comitê de Coordenação é composto por cerca de 45 bispos, e a sessão de trabalho prossegue até a sexta-feira, 2 de agosto. O atual Presidente é Dom Carlos Aguiar Retes, Arcebispo de Tlalnepantla (México), que preside o organismo desde 2011.

No domingo, 28 de julho, antes de retornar a Roma, o Papa Francisco falou aos Bispos do CELAM durante uma cerimônia no Auditório do Centro de Estudos de Sumaré, enfatizando a necessidade de uma renovação da Igreja em suas estruturas. O Santo Padre disse ainda que “o perfil do bispo deve ser de pastores, próximos das pessoas, homens que amem a pobreza, quer a pobreza interior como liberdade diante do Senhor, quer a pobreza exterior como simplicidade e austeridade de vida. Homens que não tenham ‘psicologia de príncipes’”.

No Rio de Janeiro, o enviado da Rádio Vaticano, Silvonei José, entrevistou o Vice-Presidente do CELAM, Dom Dimas Lara Barbosa, Bispo de Campo Grande (MS): MP3

  Fonte : Rádio Vaticano



Os comentários estão desativados.