23 NOV BRASIL NORTE: PRIMEIRO ENCONTRO PROVINCIAL DOS COMUNICADORES ORIONITAS
“A Comunicação e o Testemunho da Caridade”
No dia 17 de novembro de 2023, aconteceu o Primeiro Encontro Provincial dos Comunicadores Orionitas da Província Nossa Senhora de Fátima, Brasil Norte, com o tema: “A COMUNICAÇÃO E O TESTEMUNHO DA CARIDADE! O encontro foi organizado pelo Secretariado de Comunicação e aconteceu de modo virtual, pela plataforma do Google Meet.
O objetivo principal do encontro foi reunir todos os agentes de pastoral e colaboradores das paróquias e obras orionitas que atuam diretamente com a comunicação a fim de conectar todos como que em uma grande rede de comunicação orionita, que tem como objetivo maior comunicar o carisma de São Luís Orione, expresso sobretudo na caridade!
O encontro contou com a presença de cinquenta e quatro participantes, entre padres, clérigos, eremita, irmãos, leigos do Movimento Juvenil Orionita, do Movimento Laical Orionita, agentes da Pastoral da Comunicação e colaboradores das mais diversas instituições da Congregação (segue anexada, a lista de presença dos participantes). Entre os quais, destaca-se: Pe. Fernando Héctor Fornerod, Conselheiro Geral responsável pela Comunicação; Pe. Josumar dos Santos, diretor provincial; Marcus Tullius, coordenador Nacional da Pastoral da Comunicação; Pe. Francisco de Assis Silva Alfenas, Conselheiro Provincial responsável pela comunicação; Pe. Leonardo Agostini, palestrante convidado.
Após apresentar e dar as boas-vindas aos participantes, o Pe. Lucas Fernandes, mediador do encontro, passou a palavra ao Clérigo Guilherme Rocha, membro do SECOM, que conduziu o momento de espiritualidade a partir de um vídeo do Papa Francisco falando sobre a comunicação.
Em seguida, passou-se a Palavra ao Pe. Francisco, que frisou a importância desse encontro, deixando palavras de incentivo e motivação. Em seguida, ele apresentou e deu as boas-vindas ao Pe. Fernando Fornerod, manifestando a alegria de contar com a sua presença no encontro, salientando o sacrifício feito para tornar isso possível, considerando, sobretudo, a diferença do fuso horário brasileiro para o italiano.
O Conselheiro Geral, Pe. Fernando, por sua vez, expressou a sua gratidão pela oportunidade de participar deste encontro. Enfatizou que “comunicar é o modo de fazer caridade”, dizendo ser possível “relançar o paradigma de comunicar com o estilo de vida que Dom Orione tinha”. Ele explicou que: “em Dom Orione pode-se dizer que comunicar é viver a caridade!”
Por conseguinte, passou-se a palavra ao diretor provincial, Pe. Josumar dos Santos, que iniciou a sua fala com uma famosa expressão do Chacrinha, comunicador que marcou a história da rádio e TV brasileira: “quem não se comunica se trumbica!”. Ele ainda explicou que: “nesse mundo de tanta comunicação, muitas vezes não estamos atentos ao que é comunicado, e o que é comunicado, muitas vezes não é feito com qualidade. Uma comunicação simples, sincera, verdadeira, que fale da nossa experiência pessoal com Cristo.
Também o Coordenador Nacional da PASCOM dirigiu palavras de proximidade, agradecendo a congregação pela iniciativa de buscar trabalhar em comunhão, promovendo diálogo e incentivando a abertura da PASCOM em suas paróquias. Ele manifestou a sua disponibilidade em ajudar o SECOM nas suas necessidades e demandas.
Após esse momento, Pe. Lucas apresentou o palestrante convidado para refletir sobre o tema do encontro: “a comunicação e o testemunho da caridade. Sendo ele, o Pe. Leonardo Agostini Fernandes, pós-doutor em Teologia Bíblica pela Pontificia Università Gregoriana di Roma e professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Durante a sua fala, o Pe. Leonardo destacou que o tema escolhido é, em si, triádico: comunicação, testemunho e caridade. O que toca diretamente na própria relação de Deus, que é Trindade. De acordo com o Pe. Leonardo, “a comunicação e testemunho da caridade, sempre tem que estar firmado naquilo que os padres da Igreja chamaram de imago Dei”.
Sobre o primeiro elemento, ele salientou também que a comunicação “necessita ser uma ação cuidadosa e esmerada. Os sinais usados, verbais ou não, precisam ser claros, objetivos e diretos, a fim de evitar as ambiguidades”. Sendo assim, “é possível dizer tudo, desde que se saiba como dizer!”
A respeito do segundo elemento da tríade, o testemunho, ele destacou que: “palavras e ações resumem o que somos enquanto seres humanos” e que, nesse sentido, “a caridade é a realização do amor no mundo, comunicada pelo testemunho!”. Sendo assim, “a força e testemunho da caridade se dá de maneira radical na diaconia!” Para ele “somente uma pessoa convencida pela caridade, se faz caridade convincente no meio em que vive”.
Por conseguinte, sobre o terceiro elemento, a caridade, ele destacou, sobretudo que “a caridade não se improvisa! É o que vemos do Gênesis ao Apocalipse, a autodoação de Deus para fazer de nós sua imagem e semelhança. Deus se revelou em amor, para ver em nós o amor concretizado. É por isso que o amor se viabiliza na caridade.
O palestrante convidado, concluiu afirmando que “a comunicação e o testemunho da caridade não podem ser uma utopia, tão pouco um ideal, menos ainda uma nobre idealização. Mas deve corresponder aos anseios mais profundos do ser humano. Deixa de ser uma teoria da práxis eclesial, para ser um testemunho coerente e fraterno que nos impulsiona a vencer os obstáculos geradores de desentendimento.
Após a exposição do tema, abriu-se espaço para perguntas. Nesse momento, notou-se muitas reações positivas dos participantes em relação à abordagem feita pelo Pe. Leonardo. Entre as perguntas e reflexões, falou-se da inteligência artificial e dos recursos avançados trazidos pelo mundo da tecnologia.
Após uma breve pausa, o Cl. Victor Manuel, apresentou o trabalho que é realizado pelo Secretariado de Comunicação, tais como as redes sociais, site e aplicativo. Ele, juntamente com o Pe. Lucas Fernandes, explicou como funciona o trabalho de escolha dos conteúdos para serem postados nas redes sociais, bem como os meios que as paróquias e obras tem para enviarem conteúdo. Também o Pe. Fernando Fornerod deu a sua contribuição sobre esse assunto, em relação ao site da Cúria Geral. Ele explicou que todas as coisas estão interligadas e que o melhor meio das notícias chegarem ao site geral (Donorione.org) é através das publicações no site da Congregação no Brasil. Sobre esse assunto, surgiram algumas dúvidas que foram respondidas pelos membros da equipe de comunicação.
Dando prosseguimento, o Cl. Vitor Emanuel, falou também sobre o Ano Vocacional que está sendo organizado pela Igreja no Brasil, destacando, sobretudo, a necessidade de se rezar e incentivar as vocações.
Na conclusão do encontro, tirou-se a foto (print) oficial e o Pe. Francisco agradeceu o empenho de todos do Secretariado de Comunicação que tanto se dedicaram, seja no planejamento, seja na parte de criação, marketing e publicações, seja na execução das atividades, cumpridas no tempo certo e de maneira organizada.
Com essas palavras de agradecimento e após a Oração do Comunicador e da benção final, finalizou-se o Primeiro Encontro dos Comunicadores Orionitas da Província Nossa Senhora de Fátima.
fonte: Orionitas