Terça e quarta-feira, Congregações apenas de manhã.
Prosseguem na Sala do Sínodo, no Vaticano, as Congregações Gerais que reúnem os cardeais presentes em Roma para a eleição do novo Pontífice. No encontro da tarde de segunda-feira, 04, o pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa, propôs a primeira meditação prevista pela Constituição apostólica.
Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, informou que terça, 05, e quarta-feira, 06, haverá apenas a Congregação da manhã, às 9h30.
Ainda na tarde de segunda-feira, outros quatro cardeais eleitores chegaram a Roma e participaram da Congregação Geral da tarde (o Patriarca maronita libanês Bechara Rai, Dom Meissner, de Colônia, Dom Woelki, de Berlim, e Dom Sarr, de Dacar). À noite, desembarcou na capital italiana o Cardeal Rouco Varela, arcebispo de Madri.
Portanto, na manhã desta terça, 05, os cardeais eleitores (com menos de 80 anos) presentes na terceira Congregação são 108. Para facilitar o debate, 5 interpretes traduzem seus pronunciamentos em inglês, francês, espanhol, alemão e italiano.
Muitos pediram biografias e fotos de seus colegas, já que nem todos se conhecem. Na manhã de segunda, 04, cada um deles recebeu uma pastinha com informações sobre o Colégio.
A data de início do Conclave será estabelecida uma vez que estejam presentes todos os cardeais eleitores.
Por exigências do próximo Conclave, a partir das 13h desta terça-feira, 05, a Capela Sistina estará fechada ao público, até segunda ordem. O comunicado é do Museu do Vaticano. No mesmo período, fecharão suas portas também o Apartamento dos Borja e a Coleção de Arte Religiosa Moderna.
(CM)
Fonte: Rádio Vaticano