Santa Missa e show marcam o início da construção da Nova Catedral
Aproximadamente seis mil fiéis acompanharam na tarde do dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, da caminhada “com Maria rumo à Nova Catedral”. A procissão que teve início na atual Catedral São João Batista e terminou no terreno onde será erigida a Nova Catedral, e em seguida, Dom José Francisco celebrou uma Santa Missa.
“Esse gesto simboliza o início das obras da nossa Catedral, mas não será só nossa. Ela vai ser um projeto turístico para a cidade e do grande arquiteto que a projetou, Oscar Niemeyer. Muitos de nós daqui a 50 anos não estaremos mais aqui, outros muitos estarão, mas o que estamos fazendo aqui, hoje, ficará para as próximas gerações possam se lembrar da gente”, disse Dom José Francisco, que também fez um agradecimento especial a um empresário que doou as fundações.
Ao final da celebração, o Arcebispo convidou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, para assinar o termo de cessão que prorroga por mais um ano o término das fundações da Nova Catedral. Logo após foi depositada uma placa de granito no terreno simbolizando o início das construções.
No final do evento os fiéis puderam acompanhar o show de encerramento com o cantor Dunga, da comunidade Canção Nova.
Todos os fiéis da Arquidiocese são convidados a colaborar
Apesar dos avanços, a Arquidiocese de Niterói ainda não tem toda a verba necessária para a construção da nova Catedral. Para garantir os recursos, a Arquidiocese está recebendo contribuições por carnê, boleto ou depósito em conta. Os interessados em ajudar nesta “obra de Fé” devem acessar o site: novacatedral.arqnit.org.br, procurar a secretaria de sua paróquia ou ligar para o telefone 3602-1700.
“Hoje já somos mais de 12.000 doadores mensais em toda a Arquidiocese, além de alguns empresários que aderiram à causa, o que resultou até o momento em quantia suficiente para realizarmos as fundações da Catedral neste ano, nossa meta inicial. No entanto, isto é só o começo. Ainda temos muito pela frente para a construção total da catedral.”, informou a equipe de gestão do projeto.
Quanto o valor total da obra, a equipe de gestão do projeto informou que o orçamento total da catedral está sendo revisto dado desenvolvimento dos projetos estruturais e de instalações, muito sensíveis no montante final necessário gerando economias enormes de acordo com o método construtivo e acabamento a ser utilizado.
Ainda segundo a equipe, no momento em que for finalizado (previsão de mais seis meses) será informado o custo exato da obra e o mesmo será amplamente divulgado por todos os meios de comunicação assim como o montante arrecadado até o momento.
O Projeto da Nova Catedral
NC – 04A Nova Catedral foi projetada para receber até cinco mil pessoas na parte principal e 15 mil na esplanada no entorno da edificação. No terreno de 13,6 mil metros quadrados, doado pelo município, terá uma cúpula de 60 metros de diâmetro e a nave central terá 80 metros de diâmetro, às margens da Baía de Guanabara.
Um sonho de mais de 15 anos começou a se concretizar na tarde do domingo, dia 12 de outubro, conheça um pouco do histórico desta obra de fé.
Pequeno histórico desses 15 anos
Outubro 1997 – o projeto da obra assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer recebeu a bênção do Papa João Paulo II (hoje São João Paulo II).
1999 – a pedra fundamental foi lançada em uma grande festa, mas devido ao falecimento de Dom Carlos Alberto Navarro, um dos idealizadores, o projeto foi arquivado.
2012 – a pedido de Dom José Francisco o projeto é retomado.
Dezembro 2012 – Assinatura do termo de cessão do terreno pelo o prefeito Jorge Roberto Silveira.
Março 2013 – Início das atividades do Comitê Executivo.
Maio 2013 – Lançamento da campanha “Nova Catedral Niteroi – Uma Obra de Fé”, durante o evento Bote Fé.
Julho 2013 – Durante a Jornada Mundial da Juventude, o projeto foi apresentado ao Papa Francisco, que também o abençoou.
Janeiro 2014 – Assinatura do contrato com o escritório do Oscar Niemeyer para desenvolvimento do projeto de Arquitetura.
Junho 2014 – Assinatura do contrato com o Bruno Contarini para desenvolvimento do projeto de Engenharia Estrutural.
Outubro 2014 – Assinatura de prorrogação do termo de cessão com o Prefeito Rodrigo Neves e início das obras.
Fonte: Site Arquidiocese de Niterói