Estudo e Reflexão sobre o Concílio Vaticano II
Promovido pela Comunidade Fé e Vida, como missão, teve início na terça, dia 4, os encontros de formação para estudo e reflexão sobre a a imensa graça de Deus que foi o Concílio Vaticano II para todos nós.
Neste primeiro encontro, o orientador, Fernando Cyrino, apresentou para os participantes os primeiros Concílios na Igreja 1º Milênio, desde de Niceia I até Cosntantenopla IV, na Idade Média, de Latrão I até Vienne, na Reforma, de Constança até Trento e na Modernidade, de Vaticano I a Vaticano II.
O Cyrino falou também sobre como era o mundo antes do Vaticano II, com seus antecedentes religiosos, a abertura do Concílo Vaticano II, em 11 de outubro de 1962 , o discurso de abertura, os quatro eixos do Concílio e sobre o Santo homem do Concílio Vaticano II, o Papa João XXIII, que para muitos era um “inexperiente” ao convocar um concílio logo no início do seu pontifício. Só que eles não contavam com uma coisa muito importante, O Espírito Santo:
“Vou abrir a janela da Igreja para que possamos ver o que acontece do lado de fora e para que o mundo possa ver o que acontece na nossa casa”.
Papa João XXIII
Neste primeiro encontro foi apresentado o passado, no segundo, que será nesta quarta, dia 5, após a missa das 19 horas, no Salão Paroquial, da Igreja Matiz de São Francisco Xavier, será apresentado o futuro.