46° dia Mundial das Comunicações
Mensagem do Papa Bento XVI para o 46° dia Mundial das Comunicações
Nessa terça-feira, 24 de janeiro, dia de São Francisco de Salles, padroeiro dos jornalistas e escritores, o Vaticano anunciou a mensagem do Papa Bento XVI para o 46° dia Mundial das Comunicações. O tema desse ano será “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização”.
Durante o pronunciamento, o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli explicou que no texto, Bento XVI busca fazer uma reflexão sobre a cultura da comunicação social, oferece sugestões aos homens de hoje e orientações as ações pastorais da Igreja.
— Nos últimos anos, o Papa esteve muito atento aos processos e às dinâmicas da comunicação, especialmente no contexto da transformação cultural originada dos desenvolvimentos tecnológicos, salienta Dom Celli.
Para 2012, o Pontífice chama a atenção para os chamados “elementos clássicos” da comunicação: o silêncio e a palavra, algo que, segundo ele, se torna mais importante na cultura digital. O silêncio, porém não representa a falta de comunicação. Na mensagem, Bento XVI mostra que o silêncio é um modo forte de expressar o respeito e o amor para com os outros. No silêncio, é possível escutar o outro, dando prioridade à sua palavra. Dom Claudio esclareceu que o silêncio facilita a compreensão do indivíduo e ajuda a refletir.
— O silêncio reforça o relacionamento, as ligações entre duas pessoas. No silêncio consigo compreender quem é o outro e assim encontro a mim mesmo. O silêncio serve para refletir, para pensar, para avaliar e julgar a comunicação. É o silêncio que nos ajudar a ver, disse.
Confira a mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações:
Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações.doc
* Fonte: Canção Nova
* Foto: Danusa Rego / CN Roma