Encontro Matrimonial Mundial
Encontro Matrimonial Mundial
“Uma maneira de dizer sim à nossa vocação”
O Encontro Matrimonial Mundial é um movimento que tem sua origem na Igreja: presta um serviço à Igreja e, portanto, à sociedade. O Encontro investe seu carisma específico em “renovar o matrimônio e o sacerdócio”, sacramentos de relação por excelência. O principal objetivo do Encontro Matrimonial pode ser sintetizado como: “amar mais e melhor”
Ser casado ou ser sacerdote não é uma estrutura já terminada, mas é algo dinâmico; é um processo que sugere a experiência no relacionamento do dia a dia, do “amar mais e melhor”, o que pode converter-se em fonte de florescimento e segurança, não só para aqueles diretamente envolvidos, mas também para todos que os rodeiam e com quem compartilham suas vidas. Amar desta maneira é um estilo de vida cuja essência pode ser formulada da seguinte maneira: “Eu sei que você me ama, eu decido amar você”.
O Matrimônio e o Sacerdócio vividos dessa maneira fazem presente a Igreja. Isto não se aplica só aos sacerdotes, mas em alto grau aos casais que são células vivas da Igreja. De fato o matrimônio faz visível o amor de Cristo por sua Igreja. A experiência tem como ponto de partida um Fim de Semana. Durante esse fim de semana os participantes, (casais, sacerdotes e religiosas/os) podem viver a experiência de quatro aspectos do carisma do Encontro Matrimonial Mundial:
1º Podem experimentar o ser respeitado, bem-vindo, e, portanto, amado.
2º Permite aos participantes viver a conversão, que significa converter-se para si mesmo, para o(s) outro(s) e para Deus. Não nos referimos a uma conversão racional, mas, sobretudo, a uma conversão de coração, que tenha um impacto em nosso atual modo de vida.
3º Os participantes também entram em contato com seu sonho, o sonho de ser feliz ao amar e sentir-se amado. Ao mesmo tempo eles podem descobrir que seu sonho é também o sonho que Deus tem para eles.
4º Viver um Fim de Semana lhes permite também descobrir que os demais têm influência em suas vidas, tanto de forma positiva como negativa. O fim de semana oferece a experiência da comunidade de amor.
Ter um sonho é vital, porém é igualmente importante descobrir uma maneira específica e possível de aprender a amar. O método que o Encontro Matrimonial Mundial propõe consiste em uma série de passos de diálogo, que constituem o processo do Fim de Semana do Encontro Matrimonial Mundial. Entre eles, os mais importantes são
ü Dar-se conta e experimentar a importância de uma comunicação integral e profunda;
ü Encontrar-se consigo mesmo;
ü Decidir amar;
ü Entrar na vivência do outro (aceitar-se um ao outro);
ü Escutar-se um ao outro;
ü Confiar e curar-se mutuamente;
ü Descobrir que nossa vida como casal/sacerdote/religioso/a pode ser sacramental;
ü Descobrir a maneira em que nosso “SIM” mútuo pode ser tangível;
ü Descobrir que nossa vida sacramental implica numa missão.
O Encontro Matrimonial Mundial está a serviço da Pastoral Familiar, buscando trabalhar o fortalecimento do relacionamento de amor familiar, através do diálogo.