Posse do novo Bispo de Niterói
O Bispo Dom José Francisco Rezende Dias, tomou posse da Arquidiocese de Niterói, domingo, 12, em Missa celebrada, às 15 horas , no Estádio Caio Martins, em Icaraí.
Dom José Francisco é o 5° Arcebispo de Niterói desde 26 de março de 1960, quando a Diocese de Niterói foi elevada a Arquidiocese e sede metropolitana pelo Papa João XXIII, através da Bula Quandoquidem verbis.
Com o Estádio lotado, mais de três mil pessoas ficaram do lado de fora, Dom José Francisco se emocionou ao ser ovacionado, pelos Niteroienses, mas principalmente, pelo povo da Arquidiocese de Caxias, onde era Bispo Diocesano, e pela comunidade de Minas Gerais, sua terra Natal, que compareceu na posse.

Os fiéis, embalados pelo ministério de música do Seminário São José de Niterói, cantavam animados nas arquibancadas lotadas do Estádio Caio Martins, esperando o início da Missa.

A Missa de posse do novo bispo contou com a partipação em massa do povo, bispos de várias dioceses, padres, diáconos, seminaristas e religiosos.

A celebração teve início com a leitura da Bula Pontifícia, documento do Vaticano, com a nomeação de Dom José Francisco, pelo Papa Bento XVI, como Bispo da Arquidiocese de Niterói.
Em seguida, Dom Alano Maria Pena, que teve o pedido de renúncia aceito pelo Papa, agradeceu a presença do clero, das autoridades presentes e do povo e falou que “o novo Bispo abriu sulcos novos nos corações dos fiéis”.
Vida e Missão de Dom Alano Maria Pena

Representando os leigos, a sra. Rosa Maria Nacif, proferiu palavras de acolhimento para o Dom José Francisco
No seu primeiro contato com os fiéis, como novo Bispo da Arquidiocese de Niterói, Dom José Francisco falou um pouco da sua caminhada, da família , da alegria da sua nova missão e pediu ao povo de Niterói que rezasse para ele e com ele, porque de agora em diante, são uma só família.
Dom Francisco falou também que todos os dias rezará por todo o povo:
– “Durante a Liturgia, fui olhando um a um. Eu os vi como consegui vê-los, e tentei vê-los como Deus os vê. Enquanto os olhava, eu me perguntava “O que Deus quis de mim quando me entregou a vocês?” O bispo quer estar com vocês, quer ser de vocês. Me ajudem a ser de vocês. A desconfiança do mineiro quando se encontra com a espontaneidade fluminense só pode dar numa coisa muito boa. Enquanto essa Liturgia se desenrolar, tenham certeza, estarei rezando por vocês. Durante todos os dias, em minhas orações, tenham certeza, rezarei por vocês. Rezem por mim. Rezem comigo. Daqui para frente, somos uma família. Deram a mim o encargo de ser o irmão mais velho. Mas o que importa numa família é que todos estejam felizes e que cada um socorra o outro, quando ele precisar”.
Leia a íntegra do Sermão do Bispo de Niterói
No final da celebração, o novo Bispo da Arquidiocese de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, permaceceu no interior do Estádio Caio Martins, para cumprimentar seu novo rebanho, o povo de Niterói.
A Paróquia São Francisco Xavier, estava representada pelos padres Josumar dos Santos e Geraldo Majela, dos diáconos Alnir e Eduardo, de ministros da Sagrada Eucaristia e por paroquianos.