Mesa da Palavra
Liturgia da Missa – Reflexões para a Mesa da Palavra
5º Domingo da Quaresma
Ano B – 25-03-2012
Entre os que tinham ido à festa para adorar a Deus, havia alguns gregos. Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: «Senhor, queremos ver Jesus». Filipe falou com André; e os dois foram falar com Jesus. Jesus respondeu para eles, dizendo: «Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. Eu garanto a vocês: se o grão de trigo não cai na terra e não morre, fica sozinho. Mas se morre, produz muito fruto. Quem tem apego à sua vida, vai perdê-la; quem despreza a sua vida neste mundo, vai conservá-la para a vida eterna. Se alguém quer servir a mim, que me siga. E onde eu estiver, aí também estará o meu servo. Se alguém serve a mim, o Pai o honrará. Agora estou muito perturbado. E o que vou dizer? Pai, livra-me desta hora? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. Pai, manifesta a glória do teu nome!» Então veio uma voz do céu: «Eu manifestei a glória do meu nome e vou manifestá-la de novo.» A multidão que aí estava ouviu a voz, e dizia que tinha sido um trovão. Outros diziam: «Foi um anjo que falou com ele.» Jesus disse: «Essa voz não falou por causa de mim, mas por causa de vocês. Agora é o julgamento deste mundo. Agora o príncipe deste mundo vai ser expulso e, quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim». Jesus assim falava para indicar com que morte ia morrer. (Jo12.20-33)
Jesus, a semente que não cessa de germinar e dar frutos
Havia uma semente que a todos encantava. Vivia exposta numa caixinha forrada de algodão. Reinava sobre a mesa do agricultor. Era a mais bela dentre todas colhidas na última safra e ele queria que seus amigos vissem a qualidade da sua produção agrícola. Ela que a princípio se sentira toda orgulhosa da condição de semente tão especial, fora se tornando triste e solitária. Sentia-se infeliz porque vivendo assim não realizaria sua missão. O grande sonho de produzir frutos, gerando alimentos para o mundo. A dor crescia e seus olhos começaram a gerar lágrimas. A forração de algodão da caixinha foi ficando úmida. Notou haver algo diferente no seu corpo. Engordava e algumas pontinhas brotavam de dentro dela. Germinava e tal constatação a fez ainda mais angustiada. Havia água para que nascesse, mas faltava o adubo da terra para crescer. Saber que morreria em vão só aumentava seu sofrimento. O milagre da vida teve dois anjos. Os filhos do agricultor, Filipe e André, repararam naquilo que seu pai não vira. Na caixinha da mesa nascia um broto e foram plantá-lo no jardim. Tempos depois aqueles que passaram por aquela casa puderam se deliciar dos frutos que lhe pendiam dos galhos.
Os Evangelhos não são meras contações de história. Eles têm um objetivo muito maior: mostrar que Jesus é Deus. Trazem-nos fatos que bem antes de se fazerem textos foram refletidos, rezados e discernidos pelas comunidades, a partir de suas dúvidas, necessidades, projetos e mesmo conflitos.
A partir de todo este trabalho, de anos, no seu grupo foi que o Evangelista elaborou, podemos dizer teologicamente, seu Evangelho. Por isto é necessário irmos bem além da primeira leitura. Vejamos como este texto Joanino é exemplo bonito disto.
Jesus já se encontra na Cidade Santa onde tudo acontecerá muito brevemente. Como qualquer grande cidade ela é detentora de um aspecto cosmopolita, acolhendo gente de vários lugares. Em Jerusalém há também gregos e dentre esses alguns manifestam a Filipe, um dos discípulos, o desejo de “ver Jesus”.
Residem aí, nessa pequena frase, preciosidades a serem por nós buscadas e aprofundadas. Há o reforço da universalidade de Jesus. Ele não veio somente para o Povo da Bíblia, os judeus. A salvação não se limita a uma nação, nem geograficamente e muito menos num tempo definido.
Toda a humanidade, em qualquer ocasião, se encontra abrangida por este mistério estupendo de Amor. Os judeus são acolhidos, como o foram, são e serão, todos os outros povos.
Observamos também aí a intermediação do discípulo. É o apóstolo quem apresenta Jesus aos estrangeiros. Filipe poderia muito bem ter ido sozinho, mas ele não age assim. É junto com André que levará aqueles dois futuros seguidores ao seu Senhor. Filipe e André são símbolos aqui da Igreja. Será através dela que poderemos ver Jesus.
A Igreja é santa, mas como seus filhos temos também consciência das misérias e pecados vividos pelos seus membros, todos nós. Mesmo assim, com a diversidade de seus problemas, dá para nos imaginarmos e à nossa fé sem que ela existisse? Sem a Igreja quem nos teria levado para ver Jesus?
Ver Jesus vai muito além de olhá-lo dizendo: “ah, então é aquele!” Vê-lo no sentido do Evangelho é ir além. É fazer a experiência de Deus no Filho e esta se dá no caminho da vida. Não se “vê” Jesus somente no templo. Ele será visto a partir do seguimento.
Os gregos, como também nós, o verão nas vicissitudes da existência inteira, também com os momentos de paixão e dor. Nesse caso é bastante significativo que eles cheguem exato naquela hora na qual Jesus passará pela experiência do “grão enterrado”. Pode ser que muitos de nós tenhamos “visto” Jesus e começado a segui-lo em horas de sofrimento.
Servir a Jesus não se resume a prestar-lhe culto, reverência e louvor. O serviço do Senhor se concretiza na doação amorosa aos irmãos. Somente depois de estar com eles atendendo-os nas necessidades é que se deve ir até o altar louvar e reverenciar nosso Senhor.
Ao contrário das Bodas de Caná onde diz para sua mãe não ser chegada sua hora, em Jerusalém Jesus sente a sua proximidade. Toma consciência de que o conflito que se armava e do qual não fugiu, estava quase explodindo. A hora aqui tem um sentido apocalíptico. Quer significar também o fim. O abraço silencioso do Pai, que exalta o Filho na entrega fiel ao seu projeto do Reino.
A hora é duríssima porque o Pai não interfere nos arranjos humanos, por mais cruéis que possam ser. A cruz, o mais vil de todos os suplícios daquele povo, vista somente com os olhos humanos é obviamente um rotundo fracasso.
Mas não é assim que os discípulos, mesmo desconcertados desde aquele tempo e até hoje em dia, devemos considerá-la. Será através dela que Jesus será glorificado pelo Pai. Aqui, ao contrário do silêncio terrível de Deus no calvário, há a sua manifestação e sua voz é ouvida, confirmando a união de Amor com o Filho.
De objeto divisor e terrível, dia-bólico, de suplício, a cruz se tornará logo em seguida no grande sinal redentor da humanidade. Ela que parecia nos separar torna-se sim-bólica. Reúne-nos na medida em que gera a Igreja Povo de Deus e não somente hierárquica. Igreja viva, comunidade de irmãos, companheiros, ordenados ou não, que caminham com e para o Senhor.
Na proximidade da sua hora fatal Jesus faz linda reflexão sobre a morte. Ensina-nos seu verdadeiro sentido: novo nascimento e ajuda-nos a lidar melhor com ela. A morte não é possuidora da última palavra. É começo de nova vida abundante, plenificada e eterna. Aquele grão que era único e que “morreu” sob a terra, será gerador de muitos outros em seguida.
Não podemos ver a morte de Jesus de maneira isolada, somente levando em consideração os fatos da Semana Santa. Ela só será totalmente significativa sendo contemplada como se num filme no qual pudéssemos acompanhar toda sua vida e o que se seguiu, o cristianismo, até hoje.
O sentido da vida de Jesus se completa como semente geradora de tantos e tantos frutos. Precisa ser sentida através da experiência pessoal cristológica de cada um e também vista através da história.
Pistas para reflexão durante a semana:
– Também quero “ver” Jesus?
– O que significa, na minha realidade, dar frutos?
– Vejo-me como fruto da semente Jesus enterrada naquela sexta-feira em Jerusalém?
1ª Leitura – Jr 31,31-34
2ª Leitura – Hb 5,7-9
Fernando Cyrino