Semana para a Amazônia
Na terceira semana de outubro, o bispo emérito de Jí-Paraná (RO) e vice-presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, dom Antônio Possamai, escreveu uma mensagem para celebrar o início da Semana para a Amazônia 2010, que acontecerá nas dioceses e paróquias de todo o país, nos dias 25 a 31.
Dom Antônio Possamai diz que a Igreja que está na Amazônia, tem o dom de falar diversas línguas. “Do português, espanhol e francês, os missionários começaram a falar as línguas dos povos que aqui residiam desde muitos séculos e dos povos que iam chegando, livremente ou forçados. Já são quase quatro séculos que está acontecendo este milagre das línguas”.
O bispo emérito fala do público a ser atingido com a Semana e destaca as orações para ‘despertar’ as pessoas. “Esta semana quer atingir a todos os católicos: famílias, catequeses, escolas e universidades católicas, comunidades eclesiais de base, movimentos católicos, paróquias, dioceses. Deve ser uma semana de estudos sobre a realidade amazônica. Este estudo é de fundamental importância porque a Igreja da Amazônia, como, aliás, toda a Amazônia, é pouco conhecida. Deve ser também uma semana de muitas orações para que haja um despertar de pessoas, tanto da região, como de todo o Brasil que escutem o que o Espírito lhes diz e se disponham a partir em missão.
Segundo a assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia, irmã Maria Irene Lopes, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está engajada no processo de Evangelização da Amazônia. “Não somente os bispos, padres, religiosos e religiosas estão interessados na Evangelização da Amazônia, os assessores e funcionários da CNBB promoverão, na Semana para a Amazônia, celebrações todos os dias, com os corações voltados para aquela Região [Amazônia] tão necessitada do Brasil”.
Todas as dioceses e paróquias do país receberam o material da Semana para a Evangelização, que contém uma novena missionária, cartaz, orações para a semana inteira, além do envelope para a Coleta Nacional, que aconteceu no último final de semana, nos dias 23 e 24 em todas as paróquias.
Clique aqui e leia a íntegra do artigo de dom Antônio Possamai.
Fonte: site da CNBB