Mais um padre assassinado na Colômbia: o terceiro em 20 dias
Bogotá (RV) – Um sacerdote católico de 84 anos foi assassinado por desconhecidos no departamento colombiano de Caldas (oeste), e com ele, chega a três o número de padres mortos violentamente nos últimos 20 dias no país.
A Prefeitura de Riosucio disse em sua página na Internet que o sacerdote “José Ancízar Mejía Palomino foi assassinado domingo, em sua casa”.
No último dia 16 de janeiro, em Buga, departamento do Valle del Cauca, foi assassinado, também em sua moradia, o sacerdote José Francisco Vélez Echeverry, caso pelo qual já foi preso um homem.
Sábado, 02, foi morto a tiros em Ocaña, norte de Santander, o padres Luis Alfredo Suárez, enquanto caminhava na rua.
O Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, Cardeal Rubén Salazar, disse que 83 sacerdotes, cinco religiosas, três religiosos, três seminaristas, um arcebispo e um bispo foram assassinados na Colômbia desde 1984.
“Infelizmente, a Igreja não escapa da situação de violência em que vive o país. Se todos os dias há tantos mortos, seria quase impossível que não houvesse um sacerdote entre eles” – disse, em coletiva à imprensa no início da Plenária do Episcopado.
O Cardeal fez uma menção especial ao Padre Luis Alfredo Suárez, assassinado sábado “que parece ser uma cosa trágica, absolutamente repudiável… um equívoco que indica que na Colômbia continua-se a matar com fins desumanos e ditados por razões políticas e econômicas”.
“Se o padre foi vítima de um equívoco, significa que todas as pessoas, de qualquer parte do país podem estar em perigo”.
Em relação à Igreja, Dom Salazar disse que há no país uma quantidade de sacerdotes que estão ameaçados precisamente por seu trabalho evangelizador em certas áreas do país onde a lei está fora da ordem porque imperam leis de bandos criminosos, seja quais forem, e ali a obra da Igreja não é bem vista”.
(CM)
Fonte: Rádio Vaticano