O Papa Bento XVI renuncia…
Uma notícia `bomba´ foi anunciada hoje (11/FEV) em todos os meios de comunicação do mundo: Bento XVI renuncia ao ministério petrino, por falta de saúde e idade avançada. Esta renuncia será efetivada no dia 28/FEV.
Este ato de coragem e resposabilidade, pouco habitual numa sociedade que busca ansiosamente o poder, engrandece a figura deste Papa inteligente. Não tenho forças para exercer o ministério petrino… consciente da seriedade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado no dia 19/ABR/2005… A sede de Roma ficará vacante e deverá ser convocado o conclave para a eleição de um novo Sumo Pontífice…
Antes de Bento XVI, quatro Papas renunciaram ao pontificado: o primeiro foi Bento IX, 1032; o segundo Celestino V, 1294; o terceiro Gregório XII, 1515 e o quarto Bento XVI, por idade avançada e saúde deteriorada.
Em 1991, como cardeal, Ratzinger sofreu um ictus e padecia já de complicações cardiovasculares. Em 2009, durante suas férias, no Vale de Aosta, sofreu um desmaio e rompeu o seu pulso direito. Além, disso, apenas enxerga bem só por um olho e sofre de artrose na cadeira direita… E faz algum tempo começou a usar um bastão…
O ato da renuncia engrandece históricamente este Papa. O portavoz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, jesuíta, disse que logo será anunciado o Conclave e que antes do domingo de Páscoa teremos um novo Papa.
Deus seja louvado!
Pe. J. Ramón F. de la Cigoña sj