Card. Raymundo: Conclave, verdadeiro Pentecostes
O Ano da Fé no período de Sé vacante: para o Arcebispo de Aparecida, Card. Raymundo Damasceno Assis, este é um momento de expectativa, de renovarmos a nossa fé.
Em visita ao Programa Brasileiro, Dom Raymundo faz uma reflexão sobre a renúncia de Bento XVI e o período de Sé vacante que estamos vivendo:
O Ano da Fé nos convida a aprofundar cada vez mais a nossa fé em Jesus Cristo. E a nos convertermos mais plenamente para Deus. Eu creio que num momento como este, em que a sé de Pedro está vacante e aguardando um novo sucessor de Bento XVI, é um momento de nós renovarmos a nossa fé em Jesus Cristo – Aquele que é o Pastor supremo da Igreja, que conduz a Igreja e está sempre presente. Muitas vezes parecendo que está dormindo, como disse o Papa. Mas não está dormindo, Ele está presente, está conduzindo sua Igreja através da assistência do Espírito Santo, de modo que é momento de expectativa, um momento muito singular na história da Igreja, porque não é normal a renúncia de um Papa. Normalmente, o Papa termina o seu mandato com a morte, mas neste caso o Papa Bento XVI não inova, porque tivemos o caso de Celestino V, que renunciou após poucos meses de mandato. E devemos confiar de que Deus também vai estar assistindo a Igreja e o Espírito Santo vai nos iluminar, a nós cardeais, que vamos participar do Conclave, para justamente decidir sobre aquele que melhor poderá desempenhar esta missão nos tempos atuais da Igreja – um tempo de tantas mudanças, tempo de tantos desafios, mas certamente Ele nos dará também, mesmo usando as mediações humanas, que são os cardeais, um sucessor de Bento XVI com muita sabedoria, muita prudência e que certamente vai conduzir a Igreja com essa mesma dedicação, esse mesmo amor com que a dirigiu também o Papa Bento XVI nesses oito anos.
Fonte: Rádio Vaticano