Anel usado pelo papa Francisco será de prata dourada
O papa Francisco receberá amanhã (19) o anel do pescador, um dos principais símbolos do pontífice. Mas o anel que o papa usará não é de ouro, é de prata dourada. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, não informou a razão de o anel não ser de ouro. O papa passará a usar o símbolo no dedo anelar da mão direita.
Há informações de que o modelo de anel usado pelos papas que antecederam Francisco era de ouro. Cada papa recebe um anel do pescador especialmente feito para ele. Na joia, há o nome do papa e o de São Pedro, além da imagem do santo com as chaves.
O anel do pescador tem esse nome também para simbolizar o chamado de Cristo para que o papa seja o “pescador de homens”. É uma alusão a São Pedro, que era pescador e foi o primeiro papa da Igreja Católica Apostólica Romana.
O anel será colocado no anelar da mão direita do papa Francisco pelo decano do Colégio dos Cardeais, Angelo Sodano. O modelo do anel foi desenhado pelo artista italiano Enrico Manfrini e o secretário do papa Paulo VI, monsenhor Pasquale Macchi.
Edição: Graça Adjuto
Fonte; Agencia Brasil
O papa presenteia à catedral portenha o seu anél cardinalício
O padre Alejandro Russo, reitor da catedral metropolitana de Buenos Aires, teve a oportunidade de falar com um funcionário eclesiástico em nome do Papa Francisco – informou hoje o jornal vaticano L’Osservatore Romano – e anunciou que o santo padre presenteará à catedral o anél que até agora usava como cardeal arcebispo de Buenos Aires.
Um gesto que mostra mais uma vez a proximidade que tem o papa com a arquidiocese em que há poucos dias ainda era pastor.
Segundo Russo “depois de rezar o Angelus esta manhã, Bergoglio decidiu presentear o seu ‘anel cardinalício’ à Igreja portenha como uma lembrança”.
O anel será entregue pelo bispo auxiliar de Buenos Aires, Eduardo Horacio García neste fim de semana.
Fonte : Zenit