Jornada Mundial da Juventude abordará desenvolvimento sustentável
A XXVIII Jornada Mundial da Juventude de julho no Rio de Janeiro é o primeiro grande evento global depois da cúpula mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável Rio+20 e será uma ocasião para disseminar ideias e bons hábitos.
A Fundação João Paulo II para a Juventude, do Pontifício Conselho para os Leigos, o Comitê Organizador Local (COL) e o Ministério do Ambiente italiano, estão promovendo iniciativas paralelas, em sintonia com a mensagem do papa Francisco para a salvaguarda da Criação. No dia 24 de julho, no âmbito da Jornada, será lançado o “Manifesto Salvaguarda da Criação e Desenvolvimento Sustentável”, que tem no empresário brasileiro Mario Garneiro, presidente do Fórum das Américas, um de seus promotores.
Em entrevista, Garneiro fala do conteúdo do Manifesto e do papel dos jovens em sua redação, hoje e no futuro. “O que eu acho, acima de tudo, é que a juventude não tem só este fator de custódia, que nós temos a obrigação de preparar para eles. Os jovens também têm, acima de tudo, uma participação extremamente ativa em estabelecer os rumos, porque serão eles os governantes dentro de 10, 15, 20 anos, de todos os diferentes países que aí estão. Portanto, este manifesto não deve refletir fundamentalmente a visão daqueles que estão hoje no poder, mas principalmente uma visão prospectiva do futuro, com a participação importante daqueles que vão exercer as funções de comando no futuro”.
Fonte: Dom Total