Convocação para a Assembléia Paroquial 2013
CARTA AOS COORDENADORES DE PASTORAIS E MOVIMENTOS E AOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS DAS CAPELAS DA PARÓQUIA SÃO FRANCISCO XAVIER
Caros irmãos e irmãs, agentes de pastoral dos vários movimentos, serviços e ministérios de nossa paróquia…
“Uma verdadeira conversão pastoral deve estimular-nos e inspirar-nos atitudes e iniciativas de autoavaliação e coragem de mudar várias estruturas pastorais em todos os níveis, serviços, organismos, movimentos e associações. Temos necessidade urgente de viver na Igreja a paixão que norteia a vida de Jesus Cristo: o Reino de Deus, fonte de graça, justiça, paz e amor. Por esse Reino, o Senhor deu a vida”. (Documento de Aparecida)
É por meio destas palavras que a Conferência de Aparecida nos convoca a ultrapassar uma pastoral de mera conservação ou manutenção para assumir uma pastoral decididamente missionária, numa atitude mais corajosa e profética. Também nossa paróquia, com toda a Igreja do Brasil, deve se empenhar em viver em estado permanente de missão, casa da iniciação à vida cristã, fonte da animação bíblica de toda a vida, comunidade de comunidades, a serviço da vida em todas as suas instâncias.
Convocação
Por isso, mais uma vez estamos fazendo uma Convocação Geral para as Pastorais e Movimentos da Matriz e das Capelas. Vamos aprofundar a pastoral de conjunto e outros temas relacionados ao momento eclesial que estamos vivendo. Desde já pedimos que todos os leigos e agentes de pastoral reservem a data de 27 de abril, de 13 às 18h, para participar deste evento. Nenhuma outra atividade pastoral, na matriz ou nas capelas poderá ser marcada nesta data. Não se trata exatamente de um convite. É uma determinação para a qual contamos com a adesão plena de todas as pessoas que trabalham em todos os setores da igreja em nossa paróquia.
Ninguém deve ficar de fora desta grande assembleia
Pedimos que incentivem e cobrem a necessária participação de todos os que trabalham sob a sua coordenação. Nas capelas o movimento deve ser o mesmo, de forma que todos demonstrem este desejo sincero de unidade e integração na Igreja. Contamos com a participação maciça de todos os agentes de pastorais (Canto, Liturgia, Ministérios, IVIC, Pastorais Sociais, Equipes de Economia de Manutenção, Grupos de Oração e Formação, etc.).
Não deixem de participar com responsabilidade e amor deste momento imprescindível e determinante em nossa paróquia.
Que a benção de Deus os conforte e fortaleça.
Pe. Josumar dos Santos