Ano da Fé: Fortalecer a catequese a partir da Palavra de Deus
Em quem acreditar? Para o Bispo de Pelotas, no Rio Grande do Sul, Dom Jacinto Bergmann, a maior crise que estamos vivendo não é nem econômica nem ecológica, mas sim a crise de fé. Para enfrentar este desafio, segundo ele, é preciso focar na educação da fé, a partir da Palavra de Deus.
“O Ano da Fé, para mim, pessoalmente, é muito caro, porque eu presido a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética. Quando nós falamos em Bíblia e em catequese, nós falamos da educação da fé. Nossa fé vem, de fato, da Palavra de Deus, e a catequese é a educação da fé, a partir da Palavra de Deus.
Então, o Ano da Fé é realmente um grande presente que o Papa emérito Bento XVI deu para nós. Talvez não seja errado afirmar que a maior crise que nós estamos vivendo na sociedade atual, dentro da mudança de época que vivemos, é a crise de fé. A fé que está em crise.
A crise de fé é muito maior que a crise econômica, ecológica. A crise de fé está realmente muito presente na mudança de época. A pergunta fundamental é essa: em quem acreditar e no quê acreditar. Precisamos novamente colocar um foco: acreditar em Deus que é Pai, em Deus que é Filho, em Deus que é Espírito Santo. Se não acreditarmos mais na soberania de Deus, não acreditamos mais num Deus que veio redimir a humanidade. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida”.
Fonte: Dom Total