A tentação de ‘cada um pensar em si mesmo’
Roma – O papa Francisco disse na noite dessa quinta-feira (30), em sua primeira missa de Corpus Christi, que é preciso cuidar uns dos outros, relembrando o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. De acordo com o papa, os cristãos não devem ter a tentação de dizer “cada um pense em si mesmo”.
“Diante da necessidade da multidão, aqui está a solução dos discípulos: cada um que pense em si mesmo. Quantas vezes nos cristãos temos essa tentação! Não nos prestamos atenção nas necessidades dos outros, os dispensando com um piedoso:
que Deus te ajude. Mas a solução de Jesus vai em outra direção. Dê-lhes algo para comer”, disse Francisco.
“Na Igreja, assim como na sociedade, a palavra-chave que não devemos temer é a ´solidariedade´, porque só compartilhando nossa vida será frutífera”, afirmou na homilia o Pontífice. Francisco ainda explicou que a solidariedade “é uma palavra mal vista pelo espírito mundano”, mas ao contrario se compartilhamos o que temos, isso “vira riqueza”.
Solidariedade
A solidariedade não pode ser uma palavra vazia, mal-encarada pelo espírito mundano, afirmou Francisco, na homilia da missa do Corpo de Deus, na Basílica de São João de Latrão, em Roma. “Na Igreja, mas também na sociedade, uma palavra-chave de que não devemos ter medo é a palavra ‘solidariedade’, ou seja, saber pôr à disposição de Deus aquilo que temos, as nossas humildes capacidades, porque só na partilha, no dom é que a nossa vida será fecunda e produzirá fruto. Solidariedade: é uma palavra mal-encarada pelo espírito mundano”, sublinhou o papa.
Francisco presidiu à celebração a que se seguiu uma procissão pelas ruas da capital italiana, até à Basílica de Santa Maria Maior. O papa convidou os fiéis a participarem, sublinhando que a celebração é de particular importância neste ano da Fé.
Fonte: Dom Total