A Semana Missionária
São os dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude, com o intuito de facilitar o ingresso dos jovens peregrinos no país de acolhida. Conhecida, em outras edições, como “Dias nas Dioceses” ou Pré-Jornada, a Semana Missionária tem como objetivo, possibilitar à juventude mundial conhecer um pouco mais das Igrejas locais, através da troca de experiência, enriquecimento da fé e intercâmbio cultural.
Como sugestão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esta nova proposta recebeu o nome de Semana Missionária e foi aprovada pelo Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), devido o cunho missionário existente nos brasileiros.
No Brasil a Semana Missionária será promovida baseada em três eixos: Como experiência de fé, onde os jovens terão momentos de oração e meditação, aprofundando um encontro pessoal com Jesus Cristo e sua proposta de amor.
Como experiência de solidariedade missionária, a juventude local e os peregrinos, como protagonistas da evangelização, poderão ter uma interação e um envolvimento voltado à missionariedade cristã. Participarão de diversas campanhas e projetos de solidariedade.
Como experiência cultural, jovens de diversas nacionalidades e culturas, em ambiente de partilha, terão a oportunidade de conhecer a diversidade cultural dos povos. Por outro lado, os jovens nativos poderão divulgar as riquezas e cultura de sua região.
Arquidiocese de Niterói já está preparada para receber os peregrinos de todo mundo durante a Semana Missionária. Para que os dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 sejam inesquecíveis, foi traçada uma programação fundamentada no tripé: Espiritualidade, Solidariedade Missionária e Cultura. A mobilização será realizada entre os dias 15 e 22 de julho, envolvendo os vicariatos Lagos, Oceânico, Rural, São Gonçalo e Alcântara. É importante ressaltar que não haverá semana Missionária no Vicariato Niterói, pois, no mesmo terá os Atos Centrais da Jornada Mundial da Juventude.
As atividades diárias oferecidas em cada paróquia já foram definidas e incluem Santa Missa, momentos de oração, ações sociais, confraternização, além de apresentações artísticas e visitas a pontos históricos. Os peregrinos também são convidados a expressar a cultura do país de origem. São esperados muitos estrangeiros, os visitantes ficarão hospedados em casas de famílias e em alojamentos nas paróquias. Eis a programação Geral da Semana Missionária:
Semana Missionária na Arquidiocese de Niterói
(Vicariatos Lagos, Oceânico, Rural, Alcântara e São Gonçalo)
Dia 15/07/13
Chegada dos peregrinos
08:00 às 17:30 – Acomodação dos peregrinos
19:00 – Santa Missa, jantar e tempo livre
Dia 16/07/13
Chegada dos peregrinos
08:00 às 10:00 – Café da manhã e Santa Missa
10:00 às 17:30 – Após o café o dia fica livre para visitar pontos turísticos e/ou espaços culturais da cidade acolhedora e das cidades vizinhas.
– Será entregue “Guia Turístico-cultural” aos peregrinos.
19:00 – Jantar e tempo livre
Dia 17/07/13
CULTURA
08:00 às 10:00 – Café da manhã e Santa Missa
10:00 às 12:00 – Palestras e vídeos sobre a expressão da religiosidade católica através da cultura.
– Falar sobre a cultura do Brasil e um pouco da história. Mostrar como ela se expressa em nossas missas e encontros, nas paróquias e na vida como um todo
14:00 às 17:30 – Momento de partilha:
Apresentações Culturais Brasileiras e dos peregrinos sobre a vivência da fé em cada cultura:
Música, dança, fotografias, relatos, vídeos.
19:00 – Jantar e Festa Julina (com comidas típicas, apresentação de quadrilha, brincadeiras etc)
Dia 18/07/13
ESPIRITUALIDADE
08:00 às 10:00 – Café da manhã e Santa Missa
10:00 às 12:00 – Momento de interação (partilha) sobre a nossa realidade eclesial e a dos peregrinos estrangeiros.
14:00 às 17:30 – Tarde de recolhimento:
– Pregação sobre a importância da vida espiritual
– Momento de deserto dirigido
– Terço
19:00 – Jantar e Adoração
Dia 19/07/13
SOLIDARIEDADE
08:00 às 10:00 – Café da manhã e Santa Missa
10:00 às 12:00 1. Palestra curta sobre doutrina social (caráter de introdução)
2. Apresentação dos trabalhos sociais realizados por nossa Igreja: MESC, Pastoral Social, Vicentinos, Pastoral da Criança, Pastoral da Sobriedade etc.
14:00 às 17:30 – Momento de visita às casas dos assistidos e casas de abrigo, repouso, orfanatos…
19:00 – Jantar e saída para evento cultural vicarial
OBS: Para a noite, cada Vicariato pode organizar um evento característico da região. Ex: São Gonçalo será um carnaval fora de época, no Lagos e Oceânico pode ser um Lual
Dia 20/07/13
FAMÍLIA
08:00 às 10:00 – Café da manhã e Santa Missa
10:00 às 12:00 – Reflexão sobre a vida em família e caminhada na igreja (pode contar com a participação da Pastoral Familiar)
14:00 às 17:30 – Convivência com as famílias(passeio, lazer, esportes, pic-nic, almoço em família na paróquia, atividades que proporcionem interação entre os jovens e as famílias)
19:00 – Jantar em família
Dia 21/07/13
CONCENTRAÇÃO VICARIAL
08:00 às 10:00 – Café da manhã
10:00 às 17:30 – Concentração Vicarial (horário a ser definido pela coordenação vicarial)
Evento com Louvor, apresentações de Dança e/ou Teatro.
Algumas apresentações de música e dança dos países presentes.
Duração do evento a ser definida por cada vicariato.
19:00 – Jantar e tempo livre
Dia 22/07/13
Despedida dos Peregrinos
08:00 às 10:00 – Café da manhã e Santa Missa
10:00 às 17:30 – Após o café o dia fica livre para visitar pontos turísticos e/ou espaços culturais da cidade acolhedora e das cidades vizinhas. (Ou deslocamento para o Rio de Janeiro.)
19:00 – Jantar e tempo livre
Dia 23/07/13
Despedida dos Peregrinos
Jornada Mundial da Juventude (JMJ)
A Jornada Mundial da juventude foi instituída pelo Papa João Paulo II, no ano de 1985, durante o encontro internacional de jovens no Vaticano, ano em que as Nações Unidas declarou como Ano Internacional da Juventude.
É importante destacar que em 1984 na Praça São Pedro, no Vaticano, aconteceu o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. E neste ano o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.
A primeira Jornada Mundial da Juventude, realizada em Roma em 1986, teve como lema “Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês”(1Pd 3, 15). Todos os anos ela acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais.
A Programação da Jornada
Na programação da Jornada temos os Atos Centrais, Atos Especiais, Catequeses, Vigília e Missa de Envio. Alguns desses termos podem não ser tão conhecidos, mas eles compõem o vocabulário básico da programação que tem sido feita nas Jornadas Mundiais da Juventude.
A programação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 também deverá seguir o mesmo padrão. Ela estará dividida em uma sequência de atos centrais, culturais e especiais.
A primeira grande cerimônia da JMJ Rio2013 é a acolhida com o Arcebispo local, Dom Orani João Tempesta, no primeiro dia do evento (23 de julho). O peregrino estará chegando e esse é o seu primeiro contato com a Jornada.
Nos dias 24, 25 e 26 de julho, acontecem as catequeses. As catequeses são ministradas pelos Bispos de vários países para atender todos os idiomas. Os nomes desses Bispos são indicados pelo Pontifício Conselho para os Leigos (que é o Comitê Organizador Central das Jornadas).
Atos centrais
No dia 25, quinta-feira, é celebrada a cerimônia de acolhida do Sumo Pontífice. Não é uma missa. É uma liturgia da palavra, um rito de acolhida em que a palavra de Deus é proclamada. O arcebispo dá uma saudação ao Papa, que falará para todos os jovens.
No dia 26, sexta-feira, é realizada a Via-Sacra. Trata-se de uma antiga tradição da igreja. A Via-Sacra ocorre porque a Jornada é um encontro com Cristo. Então, nos voltamos para o mistério máximo de Jesus que é a sua morte e ressureição.
Os atos centrais do final de semana acontecerão no dia 27, sábado, é a vigília com o Papa, reunindo todos os peregrinos. No dia 28, domingo, será celebrada a Missa. Atendendo o lema ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’, a missa envia os jovens. A Jornada não acabou. É um ponto de partida. O peregrino volta para casa, anuncia o Evangelho e até a próxima Jornada.
No Vicariato Niterói, ocorrerão alguns atos centrais, que serão divulgados posteriormente no site do Setor Juventude, no endereço: http://juventudeniteroi.org.br.
Atos especiais
Os atos especiais são aqueles que não fazem parte da Jornada, mas são característicos de cada uma. Aqui no Brasil o Papa visitará um hospital, uma comunidade, etc.
Fonte: Arquidiocese de Niterói