Bispos brasileiros escrevem a Francisco, por ocasião da sua 52ª Assembléia Geral
Aparecida (RV) – O Episcopado brasileiro, reunido em Aparecida na sua 52ª Assembléia Geral desde 30 de abril, escreveu uma “filial” carta ao Papa Francisco, dando-lhe ciência do desenvolvimento do referido encontro, “que vai muito além dos estudos, das reflexões e das decisões que precisam ser encaminhadas”. “Nossa Assembléia é marcada por um clima de esperança e de alegria” – dizem os prelados brasileiros na mensagem -, que agradeceram a presença de Francisco na Jornada Mundial da Juventude e a canonização de José de Anchieta. É citada ainda a Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”, “que tem iluminado nossos estudos sobre este assunto”, escrevem os bispos.
“Agradecemos a oportunidade de tê-lo entre nós, Santo Padre, durante a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, em julho passado, e lhe testemunhamos o quanto nosso país e, particularmente, nossos jovens lhe são gratos por isso – diz a mensagem. Todos se sentiram confortados com sua presença no meio de nós, com suas palavras e gestos. Nossos jovens recordam com carinho o que viram, ouviram e viveram. Como os discípulos de Emaús, perceberam que sua companhia fez seus corações se abrasarem. Com a simplicidade que os caracteriza, constatam que o Papa “roubou” o seu coração”.
A mensagem também recorda a recente canonização do Padre José Anchieta, “o Apóstolo do Brasil”. “Nós, apóstolos de hoje – escrevem os bispos – temos muito que aprender com esse irmão que veio para o Brasil, não em busca de ouro ou fama, mas para trazer aos que aqui moravam o que ele tinha de mais precioso: a fé em Jesus Cristo, o Salvador. De certa forma, todos nós estivemos presentes em Roma, no dia 24 de abril passado, na Igreja de Santo Inácio, quando Vossa Santidade, com muitos brasileiros, rendeu graças a Deus por essa canonização”. Então, recordaram a Missa celebrada no Santuário da Mãe Aparecida neste domingo, também em ação de graças pela canonização de Anchieta. “Rezaremos de modo especial pelas intenções de Vossa Santidade”, afirmaram com carinho, ao colega no episcopado.
A mensagem ressalta ainda o espaço que “a Paróquia – comunidade de comunidades” -, ocupa nas reflexões do encontro, ponto em que é citada a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium: “Saiba, Santo Padre, que as observações que Vossa Santidade fez quando aqui esteve e, particularmente, as que encontramos em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium têm iluminado nossos estudos sobre esse assunto”.
Por fim, os Bispos brasileiros pedem a Francisco a bênção para a Assembleia – “rica de assuntos, pois são muitas as exigências da missão” -, para as dioceses, paróquias e famílias. (JE)
Fonte: Rádio Vaticano