Apresentados em Cracóvia o logo e a oração oficial da JMJ de 2016
Foi divulgado nesta quinta-feira, 3 de julho, o logotipo da Jornada Mundial da Juventude de 2016 em Cracóvia. O logo é composto por três cores: azul, vermelho e amarelo fazendo, assim, referência ao tema desta JMJ: “Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia” (Mt 5,7). Os raios da Divina Misericórdia saem da cruz, com as mesmas cores e formas da pintura “Jesus confio em Ti”, referente à aparição de Jesus à Santa Faustina Kowalska.
O logotipo foi criado por Monika Rybczynska, uma jovem polaca de 28 anos, licenciada em ciências da comunicação pela Universidade de Varsóvia. Como curiosidade destacamos que o esboço deste logo foi desenhado por esta jovem no Vaticano, nos dias da canonização de João Paulo II. Uma outra jovem polaca, especialista em desenho gráfico, Emilia Pyza, de 26 anos, colaborou na fase de aperfeiçoamento deste logotipo.
O grafismo do logo representa o formato geográfico da Polónia, com uma cruz que retrata Jesus Cristo, que é o centro do encontro. A cidade de Cracóvia é assinalada com um ponto circular que representa também os jovens.
O Padre João Chagas, de nacionalidade brasileira, trabalha no Conselho Pontifício para os Leigos e falou com o nosso colega da Rádio Vaticano Rafael Bellincanta, precisamente, sobre a escolha do logotipo da JMJ de Cracóvia. Ouça aqui as suas declarações.
Entretanto, a oração oficial da JMJ é composta por três partes: a primeira é a entrega de cada ser humano , sobretudo dos jovens, à Divina Misericórdia. Na segunda parte pede-se ao Senhor a graça de um coração misericordioso; finalmente na terceira parte é pedida a intercessão da Virgem Maria e também de S. João Paulo II, padroeiro das Jornadas Mundiais da Juventude. A JMJ Cracóvia terá lugar de 26 e 31 de julho de 2016. A chegada do Papa Francisco está prevista para o dia 28.
Oração JMJ Cracóvia 2016
“Deus, Pai misericordioso que revelastes o Vosso amor no Vosso Filho Jesus Cristo e o derramastes sobre nós no Espírito Santo Consolador, confiamos a Vós hoje o destino do mundo e de cada homem.” [1]
Pai Celestial, concedei que possamos dar testemunho de Vossa misericórdia. Ensina-nos a transmitir a fé aos que estão em dúvida, a esperança aos que estão desanimados, o amor aos que se sentem indiferentes, o perdão aos que erraram e a alegria aos que estão descontentes. Permiti que a centelha do Vosso amor misericordioso acesa em nós torne-se fogo que transforma corações e renova a face da terra.
Maria, Mãe de misericórdia, rogai por nós. São João Paulo II, rogai por nós.
(1) Homilia do Santo Padre João Paulo II, Santuário da Misericórdia Divina, Lagiewniki, Sábado, 17 de agosto de 2002
(Tradução:MEM)
Fonte; Rádio Vaticano/ Zenit