Assembleia Paroquial 2015
No último domingo, 12 de abril, cerca de 60 pessoas, entre elas, padres, diáconos e membros das diversas Pastorais, Movimentos e Capelas da Paróquia São Francisco Xavier, em Niterói, participaram da Assembleia Paroquial 2015, onde juntos fizeram um balanço das ações do Plano Pastoral 2014 e traçaram metas e diretrizes para 2015.
Antes do início do encontro alguns participantes falaram sobre suas expectativas sobre a Assembleia paroquial 2015 e o que estavam trazendo para o evento. Veja os depoimentos no final deste post.
Para o cristão, tudo começa com oração
Como nos ensina Jesus Cristo, tudo começa com a oração. Saindo do local destinado para a Assembleia, a Creche Dom Orione, os participantes “subiram a montanha” para juntos, como Comunidade Paroquial que busca a unidade, iniciar a Assembleia com um momento de oração na Igrejinha Histórica de São Francisco Xavier, com a escuta da Palavra de Deus ( Jo 20, 19 – 31) conduzida pelo padre Bruno Rodrigues:
“ a Igreja nascente se reunia ao redor de Cristo, nós, hoje, nos reunimos diante do Círio Pascal. Hoje, o Senhor que nos chama e nos envia em missão, envia com propósitos claros, que nos leva a reavaliarmos a nossa caminhada. Todos os membros de pastorais, movimentos e Capelas, precisam viver intimamente unidos a realidade paroquial”.
Pe. Bruno lançou uma pergunta para os fiéis:
” Como nós partilhamos , como vivemos uns com os outros na Paróquia?
E continuou: “Precisamos perceber a nossa realidade. A nossa Comunidade, diferente da primeira, que viveu mais a humildade e o esvaziamento, por isso deixou que a luz do Ressuscitado a envolvesse, precisa se deixar ser conduzida pelo Ressuscitado e não pela vontade e desejo humano, que passam.
Acolhimento pelo Pároco, Pe. Geraldo
Pe. Geraldo desejou a todos os participantes um bom dia de trabalho e crescimento, pedindo ao Espírito Santo que fizesse brotar em todos o espírito de pertença a Igreja, com um só coração e uma só alma.
Formação
Pe. Bruno falou da razão do encontro, motivando os participantes e explicando a importância e os objetivos da Assembleia:
” Vamos refletir a questão da estrutura de caminhada através das Dimensões. Este não é mais um evento para colocar mais um peso nas costas de vocês, e, sim, de receberem um sopro do Espírito, com uma nova esperança para levar para seus grupos. É um momento de renovação das propostas paroquiais, momento de adubar, de podar, para tornar a comunidade dinâmica. Aqui, agora, é a hora de partilharmos as experiências tristes e alegres da nossa vida paroquial “.
Pe. Bruno falou também sobre o Guia Pastoral, criado em 2014, com o intuito de organizar a comunidade paroquial e sobre o Conselho Paroquial de Pastoral: – O CPP é local onde rezamos, recebemos formação e colocamos as novas metas. É um instrumento de unidade de uma Comunidade Pastoral.
Hoje, nesta Assembleia, vamos discutir como família o que não está deixando acontecer a unidade paroquial, tão necessária para a realização das propostas já apresentadas no Plano Pastoral de 2014. Não vamos fazer deste momento mais um momento, vamos sair daqui com esperança, concluiu o Pe. Bruno.
A importância da participação de todos os membros, para que juntos, coloquem em prática o que foi decidido na Assembleia, não priorizando o objetivo particular de cada um.
Em seguida, o Diácono Alnir, continuou com a formação dando um panorama da realidade paroquial . O diácono falou de sua observação quando olha no céu e ver os pássaros voando em V, seguindo um líder, que recebe de todos a sustentação e animação para a missão:
“Precisamos sustentar uns aos outros. É muito importante estarmos aqui hoje para seguirmos adiante observando e nos comprometendo com tudo que decidirmos nesta Assembleia, porque quem não participou, vai continuar caminhando com um objetivo particular, e isto não é bom para a unidade paroquial que tanto buscamos.
Dinâmica da Assembleia
Os participantes foram divididos em grupos por dimensões e setores para debater e escrever sobre a questão apresentada : Quais as trevas e luzes da paróquia? Em seguida, um representante de cada grupo, apresentou as respostas.
“A Alegria do Evangelho”
Fernando Cyrino, membro do Grupo Fé e Vida, através de fotografias com vários momentos vividos pelo Papa, levou para os participantes do encontro reflexões sobre a renovação eclesial proposta pelo Papa Francisco:
” Jesus nos ensina a estar sempre alerta aos sinais. É preciso reparar nos sinais que o Papa nos dá a cada dia, desde a sua posse, quando se curvou, pedindo para ser abençoado pelo povo e para que todos rezassem por ele”.
Cyrino falou também sobre as quinze doenças da Igreja, texto apresentado pelo Papa a Cúria Romana, quando recebeu os bispos em audiência na Sala Clementina, para os tradicionais votos de Boas Festas, em dezembro de 2014.
Almoço
Depois desta apresentação, sempre animados por membros da pastoral da música, os participantes seguiram para o refeitório da Creche Dom Orione, onde foram recebidos com um delicioso almoço preparado com muito carinho.
Palestra sobre “Diretrizes Pastorais”
Raphael Costa, da PJ, fez uma palestra introduzindo os participantes nas Diretrizes Arquidiocesanas( Carta Pastoral) e Diretrizes Paroquiais (Plano Pastoral 2014)
Testemunho: Missão
O padre Anísio deu um testemunho sobre a missão em Rondônia e mostrou o quanto a experiência missionária anima a nossa fé.
Segundo tempo da dinâmica da Assembleia
Depois de algum tempo, os grupos apresentaram as medidas para a votação, e as propostas que foram aprovadas foram:
Acolhida
1- Envolvimento de todas as pastorais na acolhida das missas
2- Censo dos Paroquianos
3- Acessibilidade, com tradutor de libras em uma missa dominical
Formação
1- Jornada da Fe, evento mensal de formação Bíblica
2- Curso Basico de Teologia
3- Tarde de formação para liderancas
Missão
1- Musica na Praça
2- Comissão Missionária Paroquial
3- Incentivo da Pastoral da Esperança
Acesse aqui para ver mais fotos da Assembleia e veja abaixo alguns depoimentos :