TJRJ promove palestra abordando encíclica sobre meio ambiente
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) promove na próxima segunda-feira, dia 30, às 9 horas, a palestra “Os grandes desafios mundiais na Encíclica Ecológica – Laudato Si”, ministrada pelo reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), padre Josafá Carlos de Siqueira, reconhecida autoridade da área ambiental. Realizado pelo Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape), o evento vai abordar a encíclica sobre o meio ambiente publicada pelo Vaticano no dia 18 de junho deste ano.
O presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, fará a abertura da palestra. Participam, ainda, do evento a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil), Leyla Nascimento; a presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Samyra Crespo; e o presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Sustentabilidade do TJRJ (Cosus), desembargador Jessé Torres. A Cosus é responsável pela elaboração do Plano de Logística Sustentável do TJRJ.
Na encíclica, em um dos temas abordados, o Papa Francisco culpou a “humanidade” pelo aquecimento do planeta e revelou seu temor de que o controle pela água por parte das grandes potências mundiais acabe provocando uma guerra.
“É previsível que, frente ao esgotamento de alguns recursos, seja criado gradualmente um cenário favorável para novas guerras, disfarçadas de reivindicações nobres.”
“Enquanto a qualidade da água disponível está em constante deterioração, há uma tendência crescente em alguns lugares de privatizar este recurso limitado (…). Espera-se que o controle da água por grandes empresas globais torne-se uma das principais fontes de conflito neste século “.
A palestra acontece no auditório Antonio Carlos Amorim, na Av. Erasmo Braga 115/4º andar, Centro do Rio, e as inscrições podem ser feitas exclusivamente pelo site www.emerj.tjrj.jus.br . Outras informações estão disponíveis pelos telefones (21) 3133-2336 ou 3133-2338. Serão concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento (de acordo com a Resolução nº 13/2013, art.4º, incisos I e II, e art. 5º, do Conselho da Magistratura).
Conferência do Clima de Paris
A palestra acontece no dia de abertura da Conferência do Clima de Paris, oficialmente conhecida como a 21ª Conferência das Partes (ou COP-21). O encontro na capital francesa vai reunir cerca de 140 chefes de Estado e de governo que vão discutir como os países conseguirão limitar a subida da temperatura global para menos de 2ºC.
Durante o processo de preparação da conferência, mais de 150 países submeteram metas nacionais de redução de carbono na atmosfera – o que corresponde a 90% das emissões globais. A estimativa atual é de que o planeta ainda irá sofrer um aumento de temperatura global entre 2,7º C e 3,5º C. Considerados muito altos, esses valores apontam para um aumento de temperatura global em mais de 4º C. O objetivo da COP-21 é iniciar as negociações em busca da meta de se atingir o limite de 2ºC ou menos.
Plano de Logística Sustentável – TJRJ
A Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Sustentabilidade do TJRJ (Cosus) coordena a aplicação das metas do Plano de Logística Sustentável do TJRJ, criado obedecendo a Resolução nº 201/2015, de 3 de março de 2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a criação e competências de unidades ou núcleos socioambientais nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário e implantação do respectivo Plano de Logística Sustentável (PLS-PJ). O plano do TJRJ se baseia em sete eixos: “Uso Racional dos Recursos Naturais”, “Gestão Adequada dos Resíduos Sólidos”, “Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho”, “Educação, Comunicação e Sensibilização Ambiental”, “Licitações Sustentáveis”, “Construções Sustentáveis” e “Responsabilidade Social”.
Acesse o Plano de Logística Sustentável do TJRJ no link http://app.tjrj.jus.br/plano-log-sustentavel/#/1/
SERVIÇO
Palestra “Os grandes desafios mundiais na Encíclica Ecológica – Laudato Si”
Local e endereço: Auditorio Antonio Carlos Amorim – Av. Erasmo Braga 115/4º andar, Centro do Rio.
Data: 30/11
Horário: 9h às 11h
Fonte: Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro