Abertura do Ano Santo na Arquidiocese de Niterói
Como uma só Igreja, Una, Santa , Católica e Apostólica, seguindo o exemplo de várias Dioceses do mundo, o Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias , abriu a Porta Santa da Catedral de São João Batista , no sábado, dia 19 de dezembro. A celebração contou com a participação do Arcebispo emérito de Niterói, Dom Frei Alano e o Vigário Geral, padre Carmine Pascale.
Na solenidade, que teve confissões ao longo doa dia, os fiéis participaram d e uma grande programação: a Adoração ao Santíssimo, da reza do Terço da Misericórdia, da celebração da Santa Missa, da abertura da Porta da Misericórdia, das pregações e de Show.
Homilia
Na homilia, de Dom José Francisco falou: “Podemos dizer que a misericórdia é o temor das entranhas de Deus. Nós não sabemos quem é Deus. Nunca vimos Deus. Nunca fomos apresentados a Ele em pessoa. Mas não há quem não tenha experimentado alguma pequena manifestação, por menor que seja, do estranho e carinhoso jeito de Deus ser Deus.” (…) “Está porta, que será aberta, é sinal do nosso coração chamado a ser misericordiosos como o Pai, sua ternura e amor aos irmãos.”
“Quem abrir a porta e quem entrar jamais sentirá nem a fome de alimento que corrompe o corpo, nem a fome da existência quem embarga a alma. Esta é a fome do filho pródigo, a fome que nos leva a todos, todos os filhos pródigos, de volta à casa do Pai.” (…) “Está porta que será aberta, é sinal do nosso coração chamado a se abrir para Deus e para os irmãos. Esta porta da misericórdia chama-nos a ser misericordiosos como o Pai, revelando sua ternura e amor aos irmãos.” (…) “ Abençoados somos, todos e todas, por quem o Pai espera com desvelos de mãe, e cotovelos à janela, todos os dias, até que voltemos. Deixemo-nos alcançar por seu amor misericordioso! Amém.”, concluiu o Arcebispo. ( Fonte da fala de Dom Francisco: Site da Arquidiocese de Niterói).
O Jubileu da Misericórdia teve início no dia 8 de dezembro de 2015, na Solenidade da Imaculada Conceição, quando o Papa Francisco abriu a Porta Santa da Basílica de São Pedro, que permanecerá aberta durante todo o Ano Santo da Misericórdia, até o dia 20 de novembro de 2016, quando encerrará o Jubileu. Na ocasião o Papa falou que: “Atravessar hoje a Porta Santa nos compromete a adotar a misericórdia do bom samaritano”.
Neste espírito, os fiéis participaram com muita fé na Misericórdia do Pai, como podemos constatar em alguns depoimentos dados a Lucia Fortes, membro da Pascom, Pastoral de Comunicação da Paróquia São Francisco Xavier, quando participava do Terço da Misericórdia.
Abaixo seguem trechos da fala de Dom Alano e depoimentos dos fiéis colhidos pela Pascom:
Dom Alano, Arcebispo emérito de Niterói:
– Iniciando com a oração do Terço da Misericórdia já estar criando esse espírito de acolhida do amor de Deus para também na celebração eucarística com a abertura da Porta Santa da Misericórdia, podermos nós experimentar a graça, a indulgência e a bondade do Senhor que quer alcançar todos os corações. E que a fomenta da misericórdia do Senhor possamos também nós sermos misericordiosos.
Marcia, da Paroquia Santo Antonio da Covanca:
– A expectativa é imensa, esperamos que possamos encontrar paz, num mundo que somos nnecessitado, não somente para nós que somos ministros, como toda a comunidade, como todo ser, ter a vontade de encontrar a paz. Minha expectativa é encontrar a PAZ!
Marcília, da Paróquia Santo Antonio da Covanca – São Gonçalo
– Que a Misericórdia seja completa no coração e na vida de todos nós. Que o Senhor Jesus Cristo nos ajude a cuidar de nossos filhos de nossa vida, porque estamos à mercê de tanta violência no mundo e no país.
E que a Misericórdia reine para todos nós. Que possamos estar protegidos pela Misericórdia. Amém!
Daiana, da Paróquia Dom de Deus, de Manilha.
– Muita expectativa para ver esse Ano maravilhoso da Misericórdia.
Claudio Bevilacqua da matriz de São Gonçalo do Amarante, Padre André:
– O ano de 2016 será um ano de bastante dificuldades mas também um ano de muita graça, muita misericórdia e de conversão.
Diante de tantos acontecimentos graves dos últimos tempos, vejo que as pessoas estão com fome de Deus, por isso há necessidade muito grande de uma propagação e divulgação maior de onde encontrar Deus.
O Ano da Misericórdia será muito importante, pois as pessoas terão a oportunidade de encontrar Deus, e encontrar-se ainda mais.
Veja abaixo as Paróquias para receber indulgências no Jubileu da Misericórdia
Vicariato Niterói – Catedral de São João Batista.
Vicariato Oceânico – Paróquia Santa Terezinha em Rio do Ouro.
Vicariato Lagos – Paróquia de São Pedro em São Pedro da Aldeia.
Vicariato Rural – Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo Crucificado em Porto das Caixas – Itaboraí e a Paróquia Nossa senhora da Conceição – Rio Bonito.
Vicariato Alcântara – Paróquia São Pedro de Alcântara em São Gonçalo.
Vicariato São Gonçalo – Paróquia São Gonçalo do Amarante.
Fonte: Arquidiocese de Niterói com Pascom