Quem serviu de intermediário na conversa com o Prefeito foi o Presidente da ‘Amitiè France-Italie’, Paolo Celi – contatado pela Agência Adnkronos – nomeado Conselheiro extraordinário para o Conselho de Desenvolvimento da Metrópole Nice-Costa Azul.
“O Papa Francisco – contou Celi – telefonou ontem à noite, por volta das 19 horas, desculpando-se por não saber falar bem o francês. A primeira coisa que me disse foi: “O que posso fazer por vocês?”, prometendo o mais breve possível encontrar as famílias da vítimas. “Um telefonema que nos traz uma grande consolação, e é isto que precisávamos para recomeçar”, afirmou.
Celi, na última quinta-feira, estava na ‘Promenade des anglais’ para festejar a histórica data para a França da Queda da Bastilha. “Assisti ao espetáculo dos fogos de artifício e voltei para casa pouco antes que ocorresse a tragédia. Agora, a surpresa do Papa Francisco nos dá a força para recomeçar”.
O Papa convidou o Presidente da “Amitié France-Italie” a levar a sua mensagem “de solidariedade, proximidade, conforto e oração para todas as pessoas atingidas”.
No final da manhã desta segunda-feira, o Prefeito de Nice e Paolo Celi participaram no local do ataque de uma homenagem nacional às vítimas.
A Associação “Afi” foi fundada em 2012, a pedido do Prefeito de Nice, e envolve 420 mil italianos que residem na França e 4 milhões de franceses de origem italiana. A Associação foi abençoada pelo próprio Papa Francisco logo após ser eleito à Cátedra de Pedro.
(JE/adnkronos)