Encontros com a Palavra de Deus
Neste momento que celebramos o mês da Bíblia, a nossa paróquia está oferecendo a oportunidade de mergulharmos em águas mais profundas, participando do 4º Curso Bíblico, para, em comunhão com toda a Igreja, estudar a Palavra de Deus, refletindo o livro do profeta Miqueias: “Praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar com Deus”.
Primeiro Encontro
No primeiro encontro, na última quinta, dia 15 de setembro, foi aprofundado o ser profeta e o profetismo na Bíblia. Ministrado pelo Fernando Cyrino, os participantes tiveram a oportunidade de saber mais sobre a importância dos profetas , pessoas que sentem com o coração de Deus e “possuem a missão de anunciar, denunciar, exortar, comunicar, tornar conhecida publicamente alguma notícia ou situação sobre a realidade humana, seja ela do passado e do presente com perspectiva de futuro”.
Testemunho
Uma das participantes, a Maria Lucia Matoso , deixa aqui um testemunho que certamente estimulará a participação de quem não pode no primeiro encontro, mas que ainda terá duas oportunidades, nos dias 22 e 28 de setembro, após a Missa das 19 horas, na Igreja Matriz de São Francisco Xavier:
“Participar do primeiro dia do Estudo Bíblico foi uma experiência edificante como alimento para minha fé.
Aprendi que nas situações cotidianas, corriqueiras, temos a oportunidade de exercitar nossa missão de profetas e anunciadores da Boa Nova de Jesus.
Entendi que atitudes simples nos consolidam na certeza de que temos um propósito nesta vida: o de sermos sinal de esperança e justiça para os nossos semelhantes. Para isto bastam gestos e atitudes simples, baseadas na prática do amor ao próximo.
Aprendi também, que para que tudo isto aconteça são necessários o alimento da oração, que nos conecta diretamente com o Pai, e o estudo, porque esta atitude exige um processo de aprendizagem contínuo na fé, para nortear nossa ação como profeta, a ser aplicada no contexto em que vivemos: aqui e agora!
Concluí que não é preciso nenhum sinal extraordinário para que eu tenha certeza de que posso e devo contribuir na construção do que peço nas minhas orações; que o estudo é necessário para a reciclagem de minha fé. E isto mudou meu olhar sobre a minha responsabilidade como Cristã Católica.
Sobre o mês da Bíblia
Fonte: CNBB
Vivência da Palavra
Criado na década de 1970, com a finalidade de instruir os fiéis sobre a Palavra de Deus, o Mês da Bíblia é celebrado, no Brasil, em setembro. Para o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo, o Mês da Bíblia na Igreja no Brasil tornou-se espaço de vivência e experiência de fé nas paróquias.
“Graças ao bom Deus, a cada ano vemos crescer nas comunidades de fé o gosto e o sadio anseio por conhecer a Palavra de Deus. Não é apenas curiosidade; não apenas desejo de melhor saber e mais conhecer temas sobre religião. Muito mais, há no coração de nossa gente um secreto desejo de sentido e de esperança. Há uma busca sincera e singela de experiências de fé. Nosso povo quer sentir a proximidade de Deus”, diz.
Dom Peruzzo recorda, ainda, a importância da vivência da Palavra de Deus na vida em comunidade e na família.
“Nosso país precisa de novas experiências de profetismo. O mesmo vale para a nossa Igreja e para as nossas comunidades. Enquanto houver profetas, aqueles que pronunciam a Palavra ouvida de seu Senhor, Deus ainda não terá sido silenciado em meio aos seus. Valorizar a palavra profética, ouvindo-a com humildade e respondendo com fidelidade, é como desejar que a voz de Deus seja sempre a primeira a ressoar e a última a ecoar”, pontua dom Peruzzo.