Acolhida do Advento no Cristo
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Rio de Janeiro (CONIC- Rio) realiza, amanhã, 25, às 10 horas, aos pés do Cristo Redentor, a Celebração da Acolhida do Advento. O encontro ecumênico será um momento de oração e comunhão com integrantes das religiões-membros do CONIC: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Cristã de Ipanema, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de confissão Luterana no Brasil e Igreja Presbiteriana Unida do Brasil. O evento será marcado por músicas e leituras diversas.
O Advento marca o inicio do calendário cristão. É o tempo de preparação para o nascimento de Jesus, momento de espera por aquele que há de vir. Para o Vice-Presidente do CONIC-Rio, Reverendo Sérgio Duarte, da Igreja Cristã de Ipanema, a escolha do Cristo Redentor como local do encontro mostra a importância ecumênica do monumento.
— O Cristo é um monumento-marco da cidade do Rio de Janeiro. Quando você o escolhe como sede do evento, você pensa em centralizar as orações em um lugar característico da cidade, que é aceito por todas as religiões, disse.
A celebração será gratuita e aberta ao público. Os interessados devem entrar em contato antecipadamente com o CONIC, através do email: eclesiarte@gmail.com e se inscrever. O e-mail deve conter nome, identidade e a Igreja à qual a pessoa pertence. Caso haja interesse em ir de carro, basta informar também o número da placa.
Da Estação do Cosme Velho sairão bondinhos fretados até às 9h, para os participantes da celebração.
CONIC
O CONIC foi fundado em 1982, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Hoje, tem sua sede em Brasília, no Distrito Federal. Seus objetivos envolvem a promoção das relações ecumênicas entre as Igrejas cristãs e o testemunho conjunto das Igrejas-membros em defesa dos direitos humanos como exigência de fidelidade ao Evangelho. Segundo o Reverendo, nenhuma Igreja que participa do CONIC é superior à outra.
— Somos um grupo que julgou que era mais importante reconhecer o que temos em comum, o que nos une, do que aquilo que nos afasta. No CONIC, nenhuma Igreja quer se impor à outra, todas participam em pé de igualdade, informou.
Em suas atividades, as Igrejas-membros vivenciam concretamente a parceria, o diálogo, a valorização humana mútua, o crescimento da amizade fraterna. As Igrejas aprendem a se conhecer e vão se descobrindo como aliadas. Tudo isso se faz dentro do máximo respeito à identidade de cada religião.
Fonte: Arquidiocese do Rio de Janeiro