ENAJO – Missa de encerramento
Envio dos jovens peregrinos para suas cidades, agora em missão com os corações inflamados pelas duas chamas.
Na manhã do último domingo, dia 28, embora estejamos no inverno, não estava frio, mas, mesmo se a temperatura estivesse muito baixa, ninguém sentiria frio, porque as chamas que inflamaram os corações dos jovens, dos voluntários, dos padres Orionitas , seminaristas e de todos, que de uma forma ou de outra, participaram do ENAJO, aqueceram a manhã do último dia do Encontro Nacional dos Jovens Orionitas, na missa celebrada pelo padre Josumar dos Santos e concelebrada pelo padre Jorge Henrique Rocha, às 10h30m, na Igreja Histórica de São Francisco Xavier. A alegria e a emoção de todos eram visíveis.
A organização do evento, tão sonhado pelos jovens que vieram de vários estados do país, foi elogiada pelo padre Josumar dos Santos, Provincial dos Orionitas Brasil-Norte e pelo padre Jorge Henrique Rocha, Conselheiro Provincial responsável pelo Movimento Juvenil Orionita e pelo secretariado de formação.
Trechos da homilía do padre Jorge Henrique Rocha
“As chamas do amor de Deus e do amor ao próximo nos tornam amigos do Senhor!”
– Chegamos ao final do ENAJO, este Encontro que foi esperado por tanto tempo e preparado com tanto empenho e dedicação, onde todos foram aquecidos pelo calor das duas chamas, do mesmo fogo sagrado, a chama do amor a Deus, do Senhor que amamos, e da chama do amor ao próximo.
É importante que na nossa caminhada, no nosso dia a dia, tenhamos sempre a percepção da importância das duas chamas, para que não achemos que tudo depende de nós, mas sim, que é pela graça de Deus, que tudo acontece, como foi com toda a organização e trabalho para que este lindo encontro acontecesse.
– Hoje, o Evangelho nos apresenta os discípulos pedindo a Jesus que os ensine a rezar. O Pai Nosso integra o céu e a terra, o divino ao humano. Ele é a oração integral, a oração integrada. É assim a espiritualidade Cristã , é assim a espiritualidade Orionita.
Padre Jorge citou como exemplo de amor ao próximo a passagem do evangelho do Samaritano, que ao contrário do sacerdote e do levita, foi o que conseguiu ver Deus na pessoa caída na beira da estrada, colocando em prática o ardor da chama do amor ao próximo:
– A oração ajuda a perceber a importância da ajuda ao próximo, como fez o Samaritano ajudando a pessoa caída no caminho. Não importa quem ele seja. Não podemos desistir deles, principalmente dos pobres, dos mais necessitados. Buscando a Deus alimentamos a chama do amor. A oração autêntica nos torna amigo do Senhor, íntimos de Deus. Quando nos tornamos íntimos de Deus, nada pode nos separar do seu amor, que a cada dia fortalece a nossa fé, que tem o poder de “ressignificar” a nossa vida, enfatizou o sacerdote.
Ação de Graças
Nesta celebração além de darmos Graças a Deus por este maravilhoso Encontro, daremos hoje o primeiro passo para o Ano Internacional da Juventude Orionita, que acontecerá em 2020, em Tortona, na Itália. Na ocasião, em todo o Brasil e em mais de 30 países, os jovens Orionitas, cada um em sua realidade, também irão vivenciar estas duas chamas, finalizou o sacerdote.
Os peregrinos são enviados por “Dom Orione”
Assim como foi no início do Enajo, quando o paroquiano Fiel Matola, caracterizado como Dom Orione, recebeu os jovens peregrinos, ontem, ao final da missa, celebrada na Igreja Histórica de São Francisco Xavier, “Dom Orione” se despede dos peregrinos e os envia cada um para sua cidade e para sua realidade, levando como missão a prática de toda vivência neste período do ENAJO, agora com os corações inflamados pelas duas Chamas, que os ajudarão a “servir aos mais pobres por amor de Jesus e de sua igreja” , partes fundamentais do carisma Orionita,
– Dom Orione que durante todos os dias deste Encontro esteve conosco, rogando junto a Deus para que possamos compreender a caridade, agora ele volta para nos enviar para a missão, falou o padre Jorge emocionado, para os jovens.
OFERTÓRIO ESPECIAL
Corações ofertados a Deus no Altar
Para o Encontro, os espaços da paróquia receberam uma decoração com vários corações, simbolizando o tema do ENAJO: ‘Duas chamas e um só coração’. No domingo os jovens receberam estes corações que foram colocados no ofertório, simbolizando o seu próprio coração, agora, preenchidos com o ardor das duas chamas, que será o principal combustível para a missão que cada um terá na sua paróquia e na vida.
Marco Simbólico
Após a missa foi inaugurado o Marco Simbólico do Enajo, monumento que deixará registrado, em um espaço tão sagrado, no pátio da Igrejinha Histórica do Gigante das Missões, São Francisco Xavier, os momentos especiais vividos pelos jovens peregrinos, os voluntários, os padres , os seminaristas e todos os paroquianos que participaram do evento.
Paróquia presenteia os peregrinos
A Paróquia São Francisco Xavier presenteou a cada representante das diversas paróquias Orionitas que participaram do ENAJO, com uma lembrança artesanal, representando o MAC – Musel de Arte Contemporânea , que desde a sua inauguração, no dia 2 de setembro de 1996, foi imediatamente adotado como símbolo da cidade.
Agradecimento
“Foi uma alegria receber os jovens na nossa paróquia, para este momento de fé, alegria e espiritualidade. Agradecemos a toda a equipe de trabalho e as caravanas, que deram testemunho de união e caridade”.
Vejam as fotos da celebração e da despedida:
Missa de Encerramento Parte II