Missa de Natal – 25 de dezembro
As promessas de Deus se cumprem
“Um menino nasceu para nós; ele é o príncipe da paz e a luz que brilha para o mundo, afastando toda a treva.
Na fragilidade da criança, Deus se torna presente em nosso meio. A palavra se fez carne e veio morar junto conosco”.
Homilia
Citando o Papa Bento XVI, o Pe. Josumar levou a assembleia a refletir sobre o mistério do Natal, na Missa , deste domingo,25, às 9h30m, na Igreja Matriz de São Francisco Xavier:
– “para ir até Belém, é preciso descer do cavalo da nossa prepotência e da soberba”.
Devemos descer do cavalo da nossa razão “iluminada”
Na homilia da Santa Missa da Noite na Solenidade do Natal do Senhor, que aconteceu na Basílica Vaticana, neste sábado, 24, o Pontífice recordou que na Igreja da Natividade de Jesus, em Belém, o portal de cinco metros e meio de altura foi em grande parte tapado, restando apenas uma entrada com metro e meio de altura. Isso foi feito sobretudo com a intenção de evitar que se entrasse a cavalo na casa de Deus.
“Quem deseja entrar no lugar do nascimento de Jesus deve inclinar-se. Parece-me que nisto se encerra uma verdade mais profunda, pela qual nos queremos deixar tocar nesta noite santa: se quisermos encontrar Deus manifestado como menino, então devemos descer do cavalo da nossa razão ‘iluminada’. Devemos depor as nossas falsas certezas, a nossa soberba intelectual, que nos impede de perceber a proximidade de Deus”, destacou.
Um sabor de eternidade
Pe. Josumar enfatizou que quanto mais a gente se aproxima de Deus, do divino que se fez humano, encontramos a salvação e passamos a viver uma vida com um sabor de eternidade.
Cristo nos une num só Corpo e Sangue
Após a distribuição da Eucaristia, o sacerdote desceu do altar com o cálice e distribuiu, para alguns paroquianos, aleatoriamente, o vinho: o Sangue de Cristo.
Pe. Jô fala sobre o gesto que emocionou toda assembleia:
– este gesto significa que todos são iguais, toda comunidade participa da mesma Mesa. Cristo nos une num só Corpo e Sangue.
Os paroquianos Pedro Henrique e Lucia, falam do sentimento que tiveram na hora que receberam o cálice nas mãos: – foi maravilhoso, me senti muito emocionado e agradecido a Deus por tudo e senti vontade de chorar de alegria. Feliz Natal, e que Deus esteja presente na vida de todos, este é meu desejo, falou Pedro Henrique.
A Lucia: – fiquei inicialmente surpresa, mas quando me dei conta de que era o cálice onde estava o sangue de Jesus fiquei profundamente emocionada.
A benção final foi especial , com o Menino Jesus
Padre Josumar convida para, em um gesto simbólico, beijarem a imagem do Menino Jesus
Depois da benção final, o Pe. Josumar ficou na porta da Matriz, desejando um Feliz Natal para todos.
Veja mais fotos das Missas Festivas