“A Cyberteologia: pensar o cristianismo no tempo da rede”
‘Cyberteologia’, nova disciplina na Gregoriana
O jesuíta Antonio Spadaro, Diretor da mais antiga revista italiana, a “Civiltà Cattolica”, foi um dos pioneiros em repensar a fé nos tempos de internet, cunhando o neologismo ‘cyberteologia’. A jesuíta Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, levou tão a sério sua intuição que convidou-o a ministrar, no ano acadêmico 2013/2014, o curso “A Cyberteologia: pensar o cristianismo no tempo da rede”. A notícia foi publicada no perfil internet do jesuíta, no qual, em poucas horas, apareceram mais de 300 comentários e felicitações.
O curso, que tem como sigla TF2092, pretende preparar os futuros sacerdotes para vencer o desafio proposto pelo mundo da internet. De fato, não são poucos os sacerdotes, religiosos e leigos que viram na rede uma grande oportunidade para a evangelização. Muitas associações de leigos e simples fiéis comprometidos com a evangelização compraram domínios na internet. Cardeais e Bispos estão no Twitter e até mesmo o Papa Francisco, seguindo a iniciativa de Bento XVI, faz uso deste instrumento para enviar mensagens.
Padre Spadaro, nascido em 1966 em Messina, escreveu um livro sobre este tema, já traduzido para o português e o inglês. Em breve terá traduções também em francês, espanhol e polonês. (JE)
Fonte: Rádio Vaticano