“A Voz dos Papas”: digitalizados pela RV 37 mil files com a voz dos pontífices
“A voz dos Papas”: este o título do Arquivo digital da Rádio Vaticano apresentado ontem, terça-feira, numa conferência de imprensa na sede da emissora, no âmbito da canonização de João XXIII e de João Paulo II, marcada para 27 de abril. No encontro – moderado pelo Diretor Geral da Rádio Vaticano, Padre Federico Lombardi -, participaram o Cardeal Giovan Battista Re – que foi estreito colaborador do Papa João Paulo II; o Diretor Técnico da Rádio, Sandro Piervenanzi, o vaticanista Gian Franco Svidercoschi e o ajudante de quarto dos Papas Roncalli e Wojtyla, Guido Gusso.
O processo de digitalização inclui todo o arquivo pontifício: 8 mil fitas e suportes originais de discos de 78 rotações, fitas magnéticas e CDs. Foram documentados 23.207 acontecimentos, transformados em 37 mil files, como ilustrado pelo Engenheiro Piervenanzi.
De Pio XI até Francisco, as vozes de sete Papas. De 1931, data de nascimento da Rádio Vaticano, até hoje. Uma operação de grande importância histórico-documental – sublinhou o Padre Lombardi – para a conservação dos áudios, cuja integridade poderia ser colocada em risco pelo desgaste dos suportes físicos. Cabe à Rádio Vaticano constituir, conservar e gerir as vozes dos Papas, tutelando o respectivo caráter pastoral no uso da parte de terceiros e os direitos de propriedade intelectual, sublinhou Padre Lombardi:
“A voz dos Papas é o tesouro da Rádio Vaticano, corresponde à sua missão, que é justamente aquela de difundir e também conservar as suas vozes, como na ocasião destas duas canonizações, fazendo ver como as vozes dos Papas… estão à disposição para quem quer ouvir novamente também o tom original de suas personalidades e do seu serviço à Igreja, através a sua voz viva”.