Ampliada nacional das CEBs define tema do 14º Intereclesial
Representantes dos 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram, entre os dias 21 e 25 de janeiro, da Ampliada Nacional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), em Londrina (PR). O primeiro encontro do ano definiu o tema para o 14º Encontro Intereclesial, que acontecerá em 2016, na cidade do norte paranaense.
“CEBs e os desafios no mundo urbano” será o tema do 14º Intereclesial das CEBs e o lema recorda o livro do Êxodo. “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3,7). Em carta divulgada ao final do encontro, os participantes destacam a missão diante da realidade urbana. “Diante da complexidade do mundo urbano, as Comunidades Eclesiais de Base têm a missão de aprofundar a reflexão sobre as contradições da modernidade e apresentar caminhos de superação”, afirma o texto.
Com a presença do bispo de Tocantinópolis (TO) e referencial das CEBs, dom Giovane Pereira de Melo; do bispo de Cornélio Procópio (PR) e presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), dom Manoel João Francisco; e do arcebispo de Londrina, dom Orlando Brandes, os participantes buscaram “fortalecer a unidade na diversidade de dons e serviços”, a partir da realidade local.
Na pauta do encontro estava o papel da Ampliada Nacional na dinamização da caminhada das CEBs no Brasil, aprofundamentos de eixos temáticos do próximo intereclesial, coleta de sugestões para elaboração do cartaz do evento e conhecimentos de locais na cidade onde seja possível realizar as atividades em 2016.
O livro “CEBs: Raízes e frutos ontem e hoje” foi lançado durante a ampliada. A publicação organizada pelos padres Benedito Ferraro e Nelito Dornelas é resultado de reflexões que surgiram após a realização do 13º Intereclesial das CEBs, ocorrido em 2014, na cidade de Juazeiro do Norte (CE).
Outros temas tratados na ocasião foram a retomada do projeto “Memória e Caminhada”, que em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB) pretende arquivar e disponibilizar para pesquisa conteúdos sobre a atuação das CEBs no Brasil; esclarecimentos sobre a iniciativa da Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas; além de encaminhamentos para a próxima reunião ampliada.
Fonte: CNBB