Análise de conjuntura e Episcopo.Net são apresentados ao Conselho Permanente da CNBB
O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) encontra-se reunido, em Brasília. A reunião teve início ontem, 11, pela manhã, e prosseguirá até quinta-feira, 13, ao meio-dia. Fazem parte do Conselho Permanente a presidência da CNBB, os presidentes das comissões episcopais e dos regionais da Conferência. Também participam da reunião assessores e representantes dos organismos e pastorais vinculados à instituição.
Entre os assuntos que serão discutidos na reunião estão: plataforma de comunicação para os bispos, análise de conjuntura, 52ª Assembleia Geral, Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja, Sínodo Extraordinário sobre a Família, entre outros.
Episcopo.net
O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, padre Clóvis Andrade, apresentou ontem, pela manhã, ao Conselho Permanente, a plataforma de comunicação para os bispos da Igreja na América Latina e Caribe. Trata-se de uma iniciativa do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), com o objetivo de favorecer a comunicação entre os bispos, o Celam e os departamentos espalhados pelo continente. O Episcopo.Net oferece salas virtuais de videoconferências para 22 conexões simultâneas; auditório virtual para 500 conexões; contas de e-mail com certificado de segurança e criptografia; cursos, relatórios, redes etc. Informações com padre Clóvis Andrade pelo e-mail: c.andrade@episcopo.net ou suporte@episcopo.net
Análise de Conjuntura e Política
Também foi apresentada aos bispos do Conselho Permanente uma análise de conjuntura sobre os principais acontecimentos internacionais e nacionais. A apresentação ficou a cargo do secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Pedro Gontijo. Entre os fatos abordados estão: a situação da Ucrânia, as dificuldades do continente africano, a crise na Venezuela e na Argentina, as eleições 2014, questão indígena, entre outros. A análise de conjuntura, que estará disponível no site da CNBB, é preparada por uma equipe de assessores e apresentada aos bispos para um momento de reflexão e debate sobre a realidade.
Notícias do Congresso
Os bispos do Conselho Permanente também tomaram conhecimento sobre o que está em pauta no Congresso Nacional. Na explanação feita pelo assessor da CNBB, padre Geraldo Martins, foram apontados: o tributo sobre remédios, enfraquecimento da Fundação Nacional do Índio, legalização da maconha, redução da maioridade penal. São assuntos em discussão no Congresso que foram expostos ao Conselho Permanente da CNBB.