As palavras revelam se somos cristãos da luz, das trevas ou cinzentos

Publicado em 27/10/2014 | Categoria: Notícias |


 Papa na missa desta segunda-feira em Santa Marta



MP3

O exame de consciência sobre as nossas palavras nos faz compreender se somos cristãos da luz, das trevas, ou cor de cinza: é quanto disse o Papa Francisco na homilia da missa desta segunda-feira de manhã na capela da Casa Santa Marta, onde reside.

As pessoas se reconhecem pelas suas palavras. São Paulo ao convidar os cristãos a comportar-se como filhos da luz e não como filhos das trevas “faz uma catequese sobre a palavra” – afirmou o Papa acrescentando que há quatro palavras para compreender se somos filhos das trevas:

É uma palavra hipócrita?, uma pouco daqui um pouco de acolá, para estar bem com todos? É uma palavra vazia, sem substância, cheia de vacuidade? É uma palavra vulgar, trivial, isto é mundana? Uma palavra feia, obscena? Estas quatro palavras não são dos filhos da luz, não vêm do Espírito Santo, não vêm de Jesus, não são palavras evangélicas… este modo de falar, falar sempre de coisas feias, de mundanidade, vacuidade, falar hipocritamente…”.

Qual é então a palavra dos Santos, isto é dos filhos da luz? Responde o Papa:

Paulo o diz: “Fazei-vos imitadores de Deus: caminhai na caridade; caminhai na bondade; caminhai de forma humilde… “Sede misericordiosos – diz São Paulo – perdoando-vos reciprocamente, como Deus perdoou-vos em Cristo. Fazei-vos, portanto, imitadores de Cristo e caminhai na caridade, isto é caminhai na misericórdia, no perdão, na caridade. Esta é a palavra da luz

O Papa passou depois a falar do terceiro grupo de cristãos que não são nem luminosos, nem tenebrosos. São os cristãos do cinzento que às vezes estão dum lado, às vezes do outro. E recordou que no livro do Apocalipse, o Senhor diz a estes cristãos do cinzento:

Mas não, tu não és nem quente, nem frio. Quem dera que fosses quente ou frio. Mas és tépido – Estou para te vomitar da minha boca” .

Os cristãos do cinzento – continuou o Papa – “provocam muito mal porque o seu testemunho cristão é um testemunho que semeia confusão, semeia um testemunho negativo”.

E o Papa concluiu exortando a reflectirmos sobre as nossas palavras, a não nos deixarmos enganar por palavras vazias, bem ditas, mas vazias, e a comportarmo-nos como filhos da luz.

MP3

Fonte: Rádio Vaticano

Espiritualidade Inaciana

 

Santo Inácio de Loyola 3

ORAÇÃO DE ATENÇÃO AMOROSA

A Oração de Atenção Amorosa é um elemento profundamente enraizado na tradição espiritual da Igreja. Trata-se do exame espiritual de consciência. Inácio de Loyola teve uma visão mais ampla deste exame, não apenas vendo as falhas, mas lançando um olhar para todo o dia vivido, agradecendo, louvando e também pedindo perdão pelas culpas e falhas acontecidas. Conclui-se confiantemente, colocando o futuro nas mãos de Deus.

Segue um esquema para este exercício no quadro abaixo:

Preparação (externa e interior).

Começo minha oração conscientemente: faço o sinal da cruz, acolhendo a presença de Deus. Peço ao Senhor a graça de perceber, com atenção amorosa, o dia que termina, vendo-o na Sua luz.

1. Agradecimento

Agradeço a Deus por tudo que vivi neste dia. E se não acho nenhum motivo para agradecer, posso pelo menos dizer obrigado pela vida que me foi concedida gratuitamente.

2. Invocação ao Espírito Santo

Invoco o Espírito Santo, pedindo luz para discernir o uso que fiz de minha liberdade.

VINDE ESPÍRITO SANTO
3. Um olhar sobre o dia que passou

Contemplo o dia que passou. Deixo passar diante de mim o dia todo ou coloco-me diante de alguns acontecimentos. Não preciso avaliar ou julgar-me, porque a percepção da realidade de um dia vivido antecede à avaliação. Encontro motivos para agradecer? Para me queixar? Permiti que Deus atuasse em mim, sendo sinal de sua presença e amor para com os outros?

4. Pedido de perdão

Reconhecendo-me frágil e pecador, peço perdão ao Senhor por minhas faltas ou pelo bem que deixei de fazer, não me deixando conduzir por seu Espírito.

5. Oração de conclusão

Confio ao Senhor o meu amanhã, experimentando a alegria de nele depositar a minha esperança.

Fonte:

SANTUÁRIO ARQUIDIOCESANO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA



Os comentários estão desativados.

Matriz:
Endereço: Rua General Rondon, s/nº - Praça Dom Orione - São Francisco - Niterói- RJ

Capela Bom Pastor:
Endereço: Morro do Preventório – Charitas – Niterói - RJ

Capela Imaculado Coração de Maria:
Endereço: Av. Rui Barbosa, 690 - São Francisco - Niterói - RJ

Capela Nossa Sra. da Conceição da Várzea:
Endereço: Praça Nossa Sra. da Conceição, s/nº - Jurujuba - Niterói-RJ

Capela São Luís Orione:
Endereço: Rua Albino Pereira, 600 -Grota – Niterói - RJ

Capela São Pedro:
Endereço: Rua Carlos Ermelindo Marins, s/nº - Jurujuba- Niterói - RJ