Ascensão do Senhor e Dia Mundial das Comunicações Sociais
Trechos da Homilía do padre Ilídio
Comemoração do 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Há quase cinquenta e quatro anos, no dia 4 de dezembro de 1963, o Papa Paulo VI, assinou um dos documentos do Concílio Vaticano II: o Decreto “Inter Mirifica”, aceitação oficial da Igreja dos meios de comunicação para desenvolver um trabalho pastoral, foi a primeira vez que um concílio geral da Igreja se volta para a questão da comunicação.
A mensagem de 2017
Todo ano, como vem acontecendo desde 1967, quando foi comemorado pela primeira vez, é divulgada pela Santa Sé uma mensagem do Papa para os comunicadores refletirem e vivenciarem o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Este ano o tema da mensagem é: «“Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is 43, 5). Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo»
Nela o Papa Francisco nos convida a “uma comunicação construtiva que, rejeitando os preconceitos contra o outro, promova uma cultura do encontro por meio da qual se possa aprender a olhar, com convicta confiança, a realidade”.
Os membros da Pastoral de Comunicação – Pascom – de nossa Paróquia, em seu serviço pastoral, com a ajuda do Espírito Santo, procura sempre noticiar a Boa Notícia, o Evangelho, ou seja, Jesus Cristo.
Como o Papa fala na mensagem deste ano, “tudo depende do olhar com que enxergamos, dos «óculos» que decidimos pôr para ver: mudando as lentes, também a realidade aparece diversa. Então, qual poderia ser o ponto de partida bom para ler a realidade com os «óculos» certos?” Jesus!
Nós, da Pascom, com os olhos da Fé, procuramos além de divulgar os eventos da Paróquia, sempre noticiar procurando um sentido, um foco maior, do que simplesmente informar, mas também formar, agregando à notícia, conteúdos que levem o leitor a um aprofundamento e discernimento na hora de processar a informação que estão recebendo.
Temos a bonita missão de comunicar a Boa Nova, mas também a grande responsabilidade de “romper o círculo vicioso da angústia e deter a espiral do medo, resultante do hábito de fixar a atenção nas «notícias más» como fala o Papa na mensagem deste ano.
Não só os que trabalham com comunicação, mas todos devem discernir antes de divulgar ou passar para frente as notícias recebidas, pois “a cultura em que estamos imersos nos apresenta todas como válidas e boas, mas se não quisermos ser vítimas da cultura do zapping, e às vezes de uma cultura de morte, devemos incrementar o hábito do discernimento. Nunca se cansem de se perguntar, como indivíduo e comunidade: Senhor, o que devo fazer? O que devemos fazer?” Foi o que falou o Papa Francisco em audiência com cinquenta e três participantes do 9º Capítulo Geral das Pias Discípulas do Divino Mestre, no último dia 22.
Que sejamos também “faróis na escuridão deste mundo, que iluminam a rota e abrem novas sendas de confiança e esperança.”
Viva Jesus, o Comunicador por Excelência!
Acesse aqui e não deixe de ler a íntegra da mensagem do Papa do 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Veja aqui a galeria com fotos da Missa da Ascensão do Senhor e do Dia Mundial das Comunicações Sociais
Fonte de consulta: Santa Sé e Pão Nosso de Cada Dia