Assembleia Paroquial 2013: Recomeçar em Jesus Cristo!
Recomeçar em Jesus Cristo!
Com o tema “Queremos voltar às fontes e recomeçar de novo, em Jesus Cristo”, foi realizada no sábado, 26, a Assembleia Paroquial Pastoral 2013 , da Paróquia São Francisco Xavier.
Membros das diversas pastorais, movimentos, Capelas, diáconos e o pároco Josumar, estiveram reunidos, das 13 às 18h30m, na Creche Dom Orione, dando um passo importante para repensar o serviço que a Paróquia oferece à evangelização, em sintonia com o tema da 51ª Assembleia dos Bispos do Brasil, que aconteceu em abril deste ano, em Aparecida (SP), com o tema “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.
Símbolos
A Assembleia teve início com os participantes invocando a Santíssima Trindade e a oração do Pai Nosso , para que pela força do alto, todos se despissem de seus propósitos pessoais e pensassem como comunidade, para alcançar o bem comum.
Em seguida todos fizeram a oração que foi rezada ao longo deste mês missionário, para que o Senhor fortalecesse toda paróquia na fé, abençoando todos os participantes da Assembleia Paroquial Pastoral , para que, iluminados pelo Espírito Santo e pela intercessão de São Francisco Xavier, repensassem as ações evangelizadoras e juntos relançar as redes para águas mais profundas.
Formação
Padre Josumar apresentou uma síntese do estudo 104 da CNBB, que visa a renovação da Paróquia: “Comunidade de Comunidades: Uma nova Paróquia”, que norteou os grupos que foram formados para discutir as novas diretrizes da nossa paróquia:
– Este texto é importante para na hora de fazer um trabalho em grupo tenhamos uma reflexão de fundo, para não partirmos do nada. Este documento aborda toda realidade das paróquias, com as urgências do mundo de hoje.
Pe. Josumar aconselhou todo membro de pastoral estudar o documento 104:
– O documento aborda toda realidade da vida da Igreja de todo Brasil. Em todo lugar tem paróquia, mas nem sempre elas tem respondido a altura do que se espera dela. Uma paróquia na década de 50 era uma coisa, hoje a realidade e os desafios são outros.
O pároco falou da importância da Assembleia:
– É importante nos colocarmos diante de Deus em atitude de serviço ao seu reino. Não estamos aqui somente em função da nossa paróquia ou porque temos uma responsabilidade. Nós estamos aqui porque fomos convocados por Deus. Jesus nos chamou pelo nome e nos fez pertencer a esta Paróquia, a pastoral que estamos inseridos.
– Hoje estamos dando um passo importante para a caminhada da nossa paróquia, frente aos novos desafios da nova evangelização, em sintonia com a Igreja de todo Brasil.
A Palavra de Deus
A Igreja, cada vez mais, sente a necessidade de recomeçar a partir de Cristo, voltar a fonte, as origens: Jesus Cristo, disse o padre Jô:
– Não vamos começar uma religião nova, mas a gente se esquece e corremos o risco de querer começar o trabalho pastoral a partir dos documentos de um Papa…das nossas prioridades … da nossa maneira de pensar . Isto tudo é importante, mas se não voltamos às origens, e isso o Papa Francisco tem mostrado, para um cristianismo mais original, mais ligado a sua essência, falhamos.
Toda a ação pastoral brota de Jesus Cristo. Mesmo que você trabalhe com comunicação, com fotografia, fazendo o site da Igreja, este trabalho só pode brotar do coração de Jesus, deste amor que você tem por Ele, para comunicar a mensagem de Cristo através dos meios de comunicação.
Ele prosseguiu dando mais um exemplo da importância da espiritualidade dentro das pastorais, movimentos e Capelas:
– Se trabalha na pastoral do meio ambiente, você não é um ecologista diferente dos outros, você é acima de tudo um cristão, que deseja contribuir para um mundo melhor, mas tudo a partir de Jesus Cristo. Se não brota Dele , brota do meu capricho, das minhas ideias, a gente começa a divagar e se perde no caminho. Se não tiver espiritualidade não é pastoral.
Bíblia, fonte da força para o Serviço Pastoral
No início desta explanação o pároco colocou como ponto principal a necessidade da espiritualidade no serviço pastoral:
– Reunião de pastoral precisa iniciar com a oração de uma passagem da Sagrada Escritura, ela é a base do nosso serviço pastoral, é ela que vai nortear as nossas ações, para que não prevaleça as nossas ideias e vontades, mas a de Deus. Se não tivermos a Palavra de Deus, seremos só um grupo, uma associação.
Trabalhando as propostas apresentadas
Além do material apresentado pelo pároco, os grupos trabalharam com as respostas a três perguntas que foram passadas um mês antes da Assembleia:
1- O que é mais urgente em nossa comunidade, nossa pastoral , nosso movimento e nos serviços da Igreja?
2- O que fazer para alcançar o que queremos?
3- Que passos vamos dar a partir de agora? Definir estratégias (o jeito que vamos encontrar para alcançar as metas) e indicar pessoas, prazos e recursos.
Depois da primeira plenária, os secretários dos grupos apresentaram as propostas, que analisadas pela assembleia, resultaram nas duas mais votadas, que serão as novas metas da paróquia:
1 – POSTURA DE CONSTANTE MISSÃO
2 – UNIÃO E COMUNICAÇÃO ENTRE AS CAPELAS E PASTORAIS
Num esforço coletivo para que a missão de evangelizar e de fazer com que as pastorais saiam do estágio de mera conservação, os grupos participaram de uma segunda e última plenária respondendo as perguntas abaixo, para que as duas propostas escolhidas sejam concretizadas:
COMO FAZER ?
QUANDO FAZER ?
A QUEM COMPETE FAZER ?
PRAZO PARA AVALIAR AS AÇÕES
A Assembleia terminou com o padre Josumar agradecendo as pessoas que ficaram até o final do encontro, à todos que ajudaram na realização e organização do evento e dando a benção final.
Pedido de Oração
A Assembleia passou, mas sempre é tempo de oração.
Continuemos pedindo a intercessão do nosso padroeiro, São Francisco Xavier e de Nossa Senhora, para acompanhar todos: pároco, diáconos e os agentes de pastorais, movimentos e Capelas, nas ações para a concretização das duas metas da Paróquia : Postura de Constante Missão e União e Comunicação entre as Capelas e Pastorais. Amém!
Acesse aqui e veja todas as fotos da Assembleia