Bento XVI aos Jovens: “A Igreja precisa de vós”
MADRI – O papa Bento XVI às 19:30h (horário local), na Praça Cibeles, em Madri. O papa deixou a residência da Nunciatura Apostólica, onde está hospedado, às 19:15h de papamóvel até à Porta de Alcalá, um dos monumentos mais importantes de Madri . Aí desceu, recebeu as chaves da cidade das mãos do Alcade de Madri, Alberto Ruiz-Gallardón.
Durante todo o trajeto, o papa pode sentir a animação e euforia dos jovens,que gritavam seu nome e agitavam suas bandeiras numa demonstração enorme de carinho pelo sucessor de Pedro. Nem mesmo o sol de quase 40º tirou o ânimo da juventude que, desde cedo, tomou as ruas da cidade e lotou as estaçoes de metrô com uma vibração de assustar a quem não sabia o que estava acontecendo. Tudo para ficar o mais perto possível do papa.
Bento XVI entrou na cidade passando pela Porta de Alcalá e foi cumprimentado por 50 jovens, dez de cada continente. Dos jovens recebeu ramos de oliva e terra e fez o plantio simbólico da árvore como lembrança de sua visita a Madri. Em seguida, assistiu a uma exibição com cavalos de raça espanhola, recebendo as boas-vindas de seis cavaleiros.
No palco montado na Praça Cibeles, a arcebispo de Madri, cardeal Antônio María Rouco saúdo Bento VI, e agradeceu sua visita a Madri. “[Os jovens] aqui estão, querido Santo Padre, para viver este encontro com o Papa como filhos e irmãos da mesma Igreja, o novo povo de Deus que não conhece fronteiras!”, disse o cardeal. “Estes jovens conhecem o sentido mais provundo de suas vidas, porque não lhes falta Cristo”, acrescentou.
Saudação dos jovens
Bento XVI foi acolhido, ainda, por cinco jovens, um de cada continente, que lhe entregaram presentes. O papa fez uma breve saudação aos jovens lembrando que a presença e participação deles nas celebrações durante a JMJ “ressoará por todos os cantos desta ilustre cidade”. “Rezemos para que sua mensagem [de Cristo] de esperança e de amor tenha eco também no coração daqueles que não crêem ou se afastaram da Igreja”.
O papa saudou os jovens presentes na praça em cinco línguas. Aos de língua portuguesa convidou a “subir até a fonte eterna da vossa juventude e conhecer o protagonista desta Jornada Mundial e, espero, de vossa vida: Cristo Senhor”. Ele exortou os jovens a edificarem suas vidas na Palavra de Cristo. “A Igreja precisa de vós e vós precisais da Igreja”, afirmou.
Protagonistas na busca da verdade
No seu discurso, após a leitura do evangelho de São Mateus, o papa alertou os jovens para não sucumbirem à tentação de decidirem por si mesmos o que é verdade ou não.
“Há muitos que, julgando-se deuses, pensam que não têm necessidade de outras raízes nem de outros alicerces para além de si mesmos. Desejariam decidir, por si sós, o que é verdade ou não; o que é bom ou mau, justo ou injusto; decidir quem é digno de viver ou poder ser sacrificado nas aras de outras preferências”, disse.
“Estas tentações estão sempre à espreita. É importante não sucumbir a elas, porque, na realizade, conduzem a algo tão fútil como uma existência sem horizontes, uma liberdade sem Deus”, acrescentou.
O papa recordou que a pessoa humana foi criada livre, “à imagem e semelhança de Deus”, para ser “protagonista da busca da verdade e do bem”. “Deus quer um interlocutor responsável, alguém que possa dialogar com Ele e amá-lo”, acentuou.
Bento XVI também incentivou os jovens a abrirem o coração para a palavra de Cristo. “Há palavras que servem apenas para entreter e passam como o vento; outras instruem sob alguns aspectos a mente; as palavras de Jesus, ao invés, têm de chegar ao coração, radicar-se nele e modelar a vida inteira. Sem isso, ficam estéreis e tornam-se efêmeras; não nos aproximam d´Ele”, disse o papa.
Leia, na íntegra, a saudação inicial e o discurso do papa aos jovens na Praça Cibeles
Agenda
Amanhã, 19, Bento XVI cumpre uma extensa agenda a partir das 7:30h (horário local). Confira abaixo.
7:30h – Missa privada na Capela da Nunciatura Apostólica de Madri.
10:00h – Visita a Suas Majestades os Reis de Espanha no Palácio da Zarzuela de Madri.
11:30h – Encontro com religiosas jovens no Pátio dos Reis de El Escorial. 12:00h – Encontro com professores universitários jovens na Basílica de São Lourenço de El Escorial.
13:45 – Almoço com dez jovens dos cinco continentes, no salão dos embaixadores na Nunciatura Apostólica de Madri.
17:30h – Encontro oficial com o presidente do governo na Nunciatura Apostólica de Madri.
19:30h – Via-Sacra com os jovens na Praça Cibeles. Discurso do Santo PadrePapa aos jovens: “Que a chama do amor de Cristo nunca se apague de vossos corações.
Fonte: CNBB
[…] “A Igreja precisa da juventude, e a juventude precisa da Igreja”. […]