Bispos são convidados como catequistas para a JMJ
A Jornada Mundial da Juventude vai contar com momentos especiais que serão as catequeses e para isso alguns bispos brasileiros já foram convidados para conduzir esses momentos. O Arcebispo Metropolitano de Natal(RN), Dom Jaime Vieira Rocha, foi convidado para ser catequista da língua portuguesa durante a JMJ Rio 2013 nos dias 24, 25 e 26 de julho. Além disso, presidirá a Eucaristia para o grupo de jovens com o qual a catequese será ministrada.
O arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Vitória (ES), Dom Luiz Mancilha, e os bispos auxiliares da arquidiocese, Dom Rubens Sevilha e Dom Wladimir Dias, receberam o convite do Vaticano e estarão na cidade do Rio de janeiro para transmitir a catequese aos jovens presentes também entre os dias 24 e 26 de julho.
Os bispos capixabas trabalharão 3 temas: Sede de Esperança, Sede de Deus; Ser Discípulo de Cristo; e Ser Missionário: ide. As catequeses serão baseadas na mensagem contida na carta do Papa Bento XVI, na ocasião do envio para a JMJ 2013, na qual destaca-se o pedido para os jovens atenderem o chamado de Jesus e anunciarem o seu Evangelho.
O arcebispo dom Jacinto Bergmann, da Arquidiocese de Pelotas (RS) será também bispo catequista na Jornada Mundial da Juventude, momento em que os peregrinos poderão estar mais perto dos bispos e sanar suas dúvidas e questionamentos. De acordo com o arcebispo será um momento de evangelização e proximidade com a juventude que trilha o caminho de Jesus. Dom Jacinto é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB. O Arcebispo de Passo Fundo (RS), Dom Antônio Carlos Altieri, Também é um dos bispos convidados como catequista.
Fonte: Dom Total