CATEQUISTA POR VOCAÇÃO
O último domingo de agosto é o dia do catequista. A Igreja celebra esta festividade com alegria e gratidão, pois a catequese é geradora de novos cristãos no seio da Igreja, dando vitalidade e vigor a vida cristã.
O serviço catequético é uma vocação dada por Deus àquelas e aqueles que ajudam na difusão do Reino de Deus, fazendo com que suas vidas sejam um dom de si aos outros. Agradecemos a Deus pelo comprometimento e dedicação de cada catequista de nossa paróquia, pois ser catequista é assumir o seu próprio batismo como verdadeiros discípulos e missionários do Reino.
O documento de Aparecida assinala que “o discípulo é alguém apaixonado por Cristo, a quem reconhece como o Mestre que conduz e acompanha” (DAp. 277). Assim cada catequista é convocado por Deus, por meio da comunidade eclesial, para exercer a missão evangelizadora da instrução dos catequizandos na fé e de levá-los a um verdadeiro encontro com a pessoa de Jesus.
Ser uma educadora ou um educador das pessoas na fé, conforme a pedagogia do mestre Jesus, respeitando os tempos, a idade e a capacidade de cada um, exige um amor desinteressado a Deus e aos irmãos, para fazer com que Jesus seja conhecido, amado e servido em meio a um mundo, muitas vezes hostil a fé.
Quem faz uma experiência profunda de estar com o Senhor e se sente enviado pelo mesmo Senhor para atrair corações desejosos de se oferecer pela causa de seu Reino, não pode guardar para si o tesouro que recebeu. Portanto, o catequista é aquela pessoa que pode testemunhar ao mundo de hoje que Jesus Cristo e seu evangelho são a realização mais plena que o coração humano pode alcançar.
A catequese deve lançar as luzes da fé sobre as angústias e as esperanças das crianças e dos jovens do tempo atual, mostrando com sua instrução e com seu testemunho o que o próprio Deus realizou em suas próprias vidas.
Parabéns a vocês Catequistas de nossa paróquia, tanto da matriz quanto de nossas capelas, e que Deus os mantenha firmes nesta missão. Estejam sempre sustentados pela certeza da assistência do Senhor que nos diz: “felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática” (Lc. 11,28).
Pe. Josumar dos Santos