Festejando o dia de São Francisco Xavier
Este ano os paroquianos da Paróquia São Francisco Xavier, em Niterói, festejaram o dia do seu padroeiro participando do Terço Missionário, da Santa Missa e finalizando com uma confraternização no salão paroquial.
O Terço Missionário.
Na abertura do terço o pároco, padre Magno, falou sobre a importãncia do grande missionário:
“Hoje a Igreja Católica celebra o dia do patrono das missões, São Francisco Xavier. Este grande homem cruzou o mundo com o seu ardor apostólico e evangelizou diversos povos. Não se cansava e nunca desistia de testemunhar o Amor de Deus! Assim como Maria, mãe de Deus, Francisco fez Jesus nascer nos corações das pessoas. Por isso estamos reunidos para rezarmos este terço em honra a São Francisco Xavier, onde vamos recordar seus passos e juntos vamos refletir como podemos aprender com sua incansável missão.
Viva São Francisco Xavier, Viva Jesus Cristo”.
O Terço teve início, às 17 horas, na Praça Dom Orione e seguiu em procissão no entorno da Igreja, pelas ruas que a circundam. Cada um carregava balões brancos, representando as contas da oração da Ave Maria e vermelhos para as contas da oração do Pai-nosso.
Cada comunidade de nossa paróquia rezou um dos Mistérios, fazendo leituras iniciais reflexivas. A oração do terço terminou no pátio, na entrada da Matriz. Ao final os balões foram soltos, simbolizando o envio de cada um dos participantes na missão de evangelizar, a exemplo de seu padroeiro, que não media esforços para levar a Palavra de Deus pelo mundo.
Missa Festiva
A celebração da Santa Missa, em comemoração ao dia do padroeiro, São Francisco Xavier, na Igreja Matriz, teve início às 19 horas, com a participação dos padres Magno, Ilídio e Paulo , dos diáconos Alnir e Eduardo , do convidado, padre Zito, de São Pedro da Aldeia , dos paroquianos e dos membros das diversas pastorais, movimentos e Capelas da nossa Paróquia.
O pároco, padre Magno , iniciou a celebração agradecendo a participação dos paroquianos e do serviço pastoral de todos as pessoas que participam dos diversos trabalhos em nossa paróquia, doando, com muito amor, os seus dons e não escondendo o talento que Deus deu a cada um, mas sim, multiplicando, colocando os talentos a serviço do outro.
Na homilia, o padre Ilídio falou um pouco da história do grande missionário, São Francisco Xavier, contando sobre o seu ardor de evangelizar e do nosso compromisso em irmos ao encontro do outro, uma Igreja em saída, como pede o Papa Francisco.
Coral e Confraternização
Após a missa, os paroquianos foram presenteados com a bela apresentação do Coral Cantate Diem, regido pelo maestro Joabe Ferreira e em seguida foram convidados para participarem da confraternização com um bingo, no salão paroquial, como uma grande família.