Corrida da Ponte 2012
Oito mil corredores farão o percurso único de 21,4km com largada às 7h30m. Esquema especial de trânsito foi montado e fluminenses devem evitar a ponte das 2 às 14 horas.
Ponte Presidente Costa e Silva
Inaugurada em 1974, a Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte Rio-Niterói, ainda é a maior do Hemisfério Sul e recebe uma média diária de 150 mil veículos ou 400 mil pessoas. Esse tráfego intenso será parcialmente interrompido neste domingo, dia 20 de maio, para que cerca de oito mil pessoas possam desfrutar da paisagem única de seus 13km na Corrida da Ponte Sedex. Para diminuir o impacto nos dois municípios, um forte esquema de trânsito foi montado, e os fluminenses devem evitar a ponte das 2h às 14h.
Somando os 13km da ponte com o restante do percurso, que começa no Caminho Niemeyer, em Niterói, e vai até o Aterro do Flamengo, no Rio, os corredores irão percorrer 21,4km em um tempo máximo de 2h45m. A largada, antecipada este ano para diminuir os efeitos do calor, será às 7h30m.
Dentre os oito mil corredores, 44 são atletas da elite e disputam a premiação de R$ 10 mil reais dada ao primeiro colocado no masculino e no feminino. Se em 2011 a disputa entre os homens acabou empatada entre Giovani dos Santos e Damião de Souza, ambos da equipe Pé de Vento Caixa, esse ano eles prometem aumentar a rivalidade em busca do lugar mais alto do pódio.
“Estou bem treinado e descansado para a competição. A Corrida da Ponte voltou forte, é uma prova bastante visada e impossível de prever o vencedor”, disse Damião de Souza, que, diferente do ano passado, quando terminou a prova de mãos dadas com seu companheiro de equipe, quer a vitória: “Este ano o melhor tem que vencer. Em 2011 fiquei em segundo lugar, mas espero ser o vitorioso desta vez”.
Além dos vencedores do ano passado, dois quenianos chegam forte para a disputa e podem ameaçar a hegemonia canarinha. Vencedor da Corrida de São Sebastião deste ano, Joseph Aperumoi já é conhecido dos brasileiros, mas ainda pode surpreender. Já acostumado a correr no Brasil e com o título da Maratona de Athenas de 2010 nas mãos, Kiprop Mutai também é um dos favoritos ao pódio.
Entre as mulheres a disputa é ainda mais acirrada. Primeira colocada no ano passado, Marily dos Santos afirma que treinou bastante e irá defender o título com muita garra, mas as quenianas Jacklyne Chemwek, campeã da Meia Maratona de Brasília de 2012, e Flomena Daniel, terceira colocada na Meia Maratona de Kilimanjaro de 2012, ameaçam a coroa da brasileira.
A boliviana Vianca Zeballo, sexto lugar na Corrida da Ponte de 2011, e as brasileiras Roselaine Silva, atual líder do circuito Caixa e campeã da Corrida da Mulher de 2012, e Conceição de Maria Oliveira, terceira colocada da Maratona Caixa da cidade do Rio de Janeiro, completam a lista de favoritas ao pódio feminino.
Além da disputa entre os principais corredores do Brasil, a Corrida da Ponte Sedex de 2012 ganha ainda mais peso com a homenagem ao ex-maratonista Edson Bergara. Segundo colocado na primeira edição da corrida, em 1981, e atleta da seleção brasileira por 10 anos, Bergara passou por uma delicada cirurgia este ano para a retirada de um tumor no intestino, e se emocionou com a homenagem:
“Fico muito feliz com essa homenagem e mais ainda de voltar ao Rio. Além das belezas naturais, o Rio é especial por seus moradores. O público carioca é bem mais fanático do que o do resto do país. O carioca é ótimo para qualquer tipo de esporte”, diz Bergara, que dividirá a honra de ser padrinho de uma das provas mais disputadas do país com o medalhista olímpico André Domingues.
DETALHES DA PROVA
As áreas de serviço da prova, exclusiva para os corredores, estarão abertas a partir das 5h30m. O percurso de 21,4km passa pelos 13km da Ponte Rio-Niterói, pela Perimetral e termina no Aterro do Flamengo, em frente ao Museu de Arte Moderna (MAM).
Depois de vencer as dificuldades da Ponte, os atletas poderão se refrescar nos chuveiros aspersores instalados na Perimetral. Postos de hidratação com água e Gatorade, banheiros químicos e serviço de atendimento médico estarão disponíveis por todo o trajeto.
Ônibus da prova farão o resgate de atletas desistentes ou que estejam correndo abaixo do tempo máximo de conclusão do percurso, que será de 2h45m. Para garantir a conclusão neste espaço de tempo, a organização exigiu dos participantes o comprovante de finalização de uma maratona ou meia maratona entre 2010 e 2011 em 2h45m e 5h30m, respectivamente, ou da Corrida da Ponte de 2011 em até 3h.
Levando em conta os custos operacionais de se fechar a principal via de ligação entre os municípios do Rio e de Niterói, a inscrição geral para a prova deste ano foi de R$ 120, com opção para participação na elite VIP (largada especial, numeral personalizado, mochila, acesso à área vip, entre outros) no valor de R$ 300. Corredores com idade acima de 60 anos tiveram desconto de 50%.
O traslado de barca do Rio para Niterói será oferecido gratuitamente na retirada dos kits, marcada para os dias 18 e 19 de maio, das 9h às 18h, no Museu de Arte Moderna (MAM). Para aqueles que optaram pela retirada do kit em Niterói no momento da inscrição, a entrega será feita nos dias 18 e 19 na loja Centauro do Plaza Shopping Niterói. No dia da prova as embarcações sairão da estação da Praça XV nos seguintes horários: 5h30m, 6h, 6h30m, 6h45 e 7h. Os inscritos na Elite VIP terão um ônibus exclusivo que sairá MAM às 5h30m e às 5h45m.
A Corrida da Ponte Sedex dará cerca de R$ 65 mil em premiação a ser distribuída entre os vencedores. Além dos dez primeiros colocados no masculino e no feminino, os cinco melhores técnicos também serão premiados.
Uma realização da Dream Factory Sports e Spiridon, a Corrida da Ponte tem a Sedex como operadora de logística oficial, patrocínio Caixa, Peugeot, Gatorade, Secretaria Estadual de Esporte e Lazer e Governo Federal. A corrida tem como parceiros institucionais CCR Ponte, Barcas S/A, Governo do Estado, Prefeitura do Rio de Janeiro, Prefeitura de Niterói, Agência Nacional de Transportes (ANTT), e Polícia Rodoviária Federal, além de apoio da Tam Viagens. O Plaza Niterói é o Shopping Oficial da prova.
INTERDIÇÕES E RESTRIÇÕES DE TRÁFEGO
Para a realização da prova, desde as duas horas da madrugada de domingo a pista sentido Rio da Ponte será operada em regime especial, sendo que das quatro faixas de rolamento existentes, apenas uma será destinada ao tráfego de veículos, o que deverá impactar o trânsito nas vias de São Gonçalo e Niterói que dão acesso à Ponte. As demais faixas serão ocupadas pelos atletas e todo o aparato especial necessário à segurança do evento e dos usuários da rodovia.
2h – interdição das faixas 3 e 4 (sentido Rio)
2h30m – interdição das faixas 3 e 4 (sentido Niterói, na praça do pedágio)
6h30m – interdição da faixa 2 (sentido rio)
10 – liberação das faixas 3 e 4 (sentido Niterói, na praça do pedágio)
14h – liberação total da Ponte
Desta forma, é recomendável que se evite trafegar pela Ponte, no sentido Rio, ou por qualquer um dos acessos nesta direção, no domingo, dia 20 de maio, entre 2h e 14h.
ESQUEMA DE TRÂNSITO EM NITERÓI
Um esquema especial foi elaborado pela Subsecretaria de Trânsito da Prefeitura de Niterói para garantir o fluxo do trânsito no Centro de Niterói, durante a Corrida da Ponte, na manhã domingo, 20/05. Para neutralizar o impacto da interdição da pista da Avenida Feliciano Sodré, sentido Centro, que vai permanecer isolada como trecho da prova pela manhã, todo o trânsito de coletivos será desviado da via.
Para acessar o Terminal João Goulart, o trânsito dos ônibus será desviado, das 06h às 9horas, através das Avenida Jansem de Mello, ruas São João, Barão do Amazonas, Av. Ernani do Amaral Peixoto, continuando o percurso pela rua Visconde do Rio Branco e rua Marquês de Caxias até Avenida Churchil (ver mapa). O trânsito pela pista exclusiva da Avenida Feliciano Sodré, continua normal no sentido Alameda São Boaventura.
A Ponta D’Areia terá uma divulgação específica para orientação dos moradores, que terão o trânsito de entrada e saída do bairro interrompido durante a largada, um tempo de aproximadamente 30 minutos. Faixas serão afixadas nas principais ruas e informativos distribuídos, fornecendo detalhes da interdição.
A partir da largada, às 7h30m, no Caminho Niemeyer, Centro de Niterói, os participantes seguirão pela Avenida Feliciano Sodré, Ponte Rio – Niterói e Elevado da Perimetral, chegando ao Museu de Arte Moderna, no Aterro do Flamengo.
A Subsecretaria de Trânsito de Niterói efetuará intervenções de trânsito nas seguintes ruas:
Interdição do tráfego de veículos :
– Av. Prof. Plínio Leite, das 00h às 09h;
– R. Jornalista Rogério Coelho Neto, das 00h às 09h;
– Av. Churchill, entre a R. Dr. Fróes da Cruz e Av. Prof. Plínio Leite, das 00h às 09h;
– Av. Feliciano Sodré, trecho entre a descida da Ponte até a Av. Visc. do
Rio Branco, no sentido Fonseca/Centro, das 06h às 09h;
Inversão de mão de direção
– Av. Churchill, no trecho entre a R. Marquês de Caxias e o Terminal Rodoviário João Goulart, das 00h às 09h;
Saída do Terminal
– Em frente à Rua Marechal Deodoro, para todos os ônibus, das 00h às 09h;
Desvio dos veículos da Av. Feliciano Sodré para a Av. Jansen de Melo.
ESQUEMA DE TRÂNSITO NO RIO
4h às 14h -Fechamento da pista sentido Aterro do Elevado da Perimetral
Vias alternativas: Avenida Rodrigues Alves e Avenida Francisco Bicalho
Números da Corrida da Ponte Sedex:
8 mil atletas
21,4 km de percurso
9 mil grades
9 mil cones de demarcação do percurso
35 caminhões para carga e descarga
10 ambulâncias
12 guinchos (entre leve, semipesado e pesado)
7 viaturas de apoio
20 caminhões
8 viaturas de inspeção
8 motos
2 viaturas de combate a incêndio/pipa
Entrega de Kits:
Nos dias 18 e 19 de maio, das 9h às 18h nos no Museu de Arte Moderna – MAM ou na loja Centauro do Plaza Shopping Niterói (somente para os que optaram pela retirada em Niterói no momento da inscrição)
Programação no dia do evento, 20 de maio:
5h30m – Abertura das áreas de serviço do evento
7h20m – Largada elite feminina
7h30 – Largada elite masculina e demais participantes
9h30m – Início da Premiação
Informações:
Tempo limite de conclusão da prova: 2h45min
Kit da prova: Boné, camiseta poliamida, sacola de treino e squeeze
Guarda-volumes: Um saco personalizado para o guarda-volumes será entregue junto com o kit e deve ser levado para a largada da prova. Ao chegar, o corredor deverá colocar seus pertences no saco e se dirigir ao ônibus do serviço, procurando a janela com a sua numeração. Os pertences serão transportados para a chegada.
Transporte para a largada:
Barcas S/A, Praça XV: 5h30m, 6h, 6h30m, 6h45 e 7h
Ônibus Elite VIP, Aterro do Flamengo: 5h30m, 5h45m
Vencedores da edição de 2011
Elite Masculina
1 – Giovani dos Santos (BRA) e Damião de Souza (BRA) – 1h06m1s
3 – Kipkemei Mutai (QUE) – 1h08m11
Elite Feminina
1 – Marily dos Santos (BRA) – 1h19m04s
2 – Jakline Juma Sakilu, (QUE) – 1h20m33s
3 – Ednah Muicwana, (QUE) – 1h21m28s
Os atletas receberão vários prêmios em dinheiro.
Premiação tamémpara Técnicos (Somente os 5 primeiros Masculinos e Femininos)
História da prova
A novidade do percurso com poucas curvas e ausência de poluição seduziu, em 26 de novembro de 1981, três mil corredores, das mais variadas faixas etárias, que percorreram 21,6km na, então inédita, Corrida da Ponte. O circuito Atlântico-Boa Vista, como era chamada a corrida, teve a largada dada por Moreira Franco, prefeito de Niterói na época. A prova teve início da Avenida Amaral Peixoto em frente à estação das barcas, que, aliás, foi o transporte utilizado pela maior parte dos corredores.
Nos anos de 1982 e 1986, a prova voltou a acontecer, porém, devido ao aumento da circulação de carros na Ponte, a viabilidade do projeto foi se tornando cada vez mais difícil. Até que, com a adesão de todas as esferas do poder público, Governo Federal (Ministério dos Transportes e ANTT), Governo Estadual e Prefeituras (Niterói e Rio de Janeiro), e também a CCR Ponte, foi possível a realização do projeto pela Spiridon e Dream Factory Sports.
Mais Informações:
www.corridadaponte.com.br
Fonte:
In Press Media Guide
Assessoria de Imprensa – Corrida da Ponte Sedex 2012