Dom Orani destaca ‘exemplo de equilíbrio’ do jornalista Luiz Paulo Horta
Cerca de 300 pessoas acompanharam o sepultamento do jornalista e acadêmico Luiz Paulo Horta, ontem, no mausoléu da Academia Brasileira de Letras (ABL), no cemitério São João Batista, em Botafogo. A benção final foi dada pelo Padre Paul Schweitzer, o mesmo que celebrou o casamento de Luiz Paulo com a jornalista Ana Cristina Reis, em 2007. O padre também celebraria a missa de aniversário de 70 anos do acadêmico, no sábado que vem.
Ao fim da cerimônia, Luiz Paulo Horta foi aplaudido por mais de três minutos. A missa de sétimo dia será realizada na próxima quinta-feira, dia 8, às 19h, na igreja do Colégio Santo Inácio, na Zona Sul carioca.
Mais cedo, um grupo menor formado por familiares e amigos acompanhou, na sede da ABL, no Centro, uma missa em homenagem a Horta, celebrada pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta. A cerimônia de corpo presente começou pouco antes das 8h30m e foi encerrada por volta das 9h30m.
“Queríamos reunir apenas a família e amigos próximos — disse Dom Orani. — Luiz Paulo, além de jornalista e integrante da ABL, também tinha ligação com a arquidiocese, era um dos conselheiros do Centro Dom Vital. É um homem que veio para transformar, que deixa um exemplo de equilíbrio estando presente na cultura e na educação enquanto cristão, contribuindo para o bem”.
Durante a missa, duas músicas instrumentais foram tocadas: Nossa Senhora, de Roberto Carlos, e a Oração de São Francisco de Assis.
Leia também: Luiz Paulo Horta, agora na eternidade
Fonte: O Globo