Es.Pe.Re-Núcleo São Francisco – 1º Encontro Jovem
Reconciliação – Encerramento
Dando continuidade ao 1º Encontro Jovem de São Francisco, nos dias 23 e 24 de outubro de 2010, na Igreja São Francisco Xavier, em Niterói, aconteceu a apresentação do 2º Módulo do Programa Es.Pe.Re–Reconciliação.
Para a alegria dos participantes e dos instrutores, no sábado, dia 23 de outubro, o Encontro teve como palestrante o Padre Leonel Narvaez , criador das Es.Pe.Re, que compartilhou o almoço com o grupo.
A palestra foi dividida em dois momentos. Primeiramente, ele contou sobre o surgimento das Es.Pe.Re em Bogotá, que aconteceu a partir da necessidade que havia da implantação de um instrumento apropriado para negociar com os guerrilheiros das FARCs. Falou da frustração com o fracasso das negociações, e de como todo esse fracasso o levou a um novo olhar, que resultou num novo programa onde se reconhece que toda mudança exige uma interiorização dos sentimentos e que, portanto, para que uma reconciliação aconteça é imprescindível passar pelo processo do perdão.
Na segunda parte da palestra foi abordado o tema “Assertividade na Comunicação”.
O assunto proporcionou ao grupo a reflexão de como nos afastamos do outro com linguagens agressivas tanto verbais quanto corporais. Apresentou técnicas que podem modificar essa linguagem, falou de ternura e da “palavra doce”, que são fatores agregadores do ser humano que busca a paz.
Pe. Leonel comentou também da importância de termos multiplicadores jovens e convidou o grupo para participar do Primeiro Encontro Internacional para Jovens Multiplicadores que acontecerá em Bogotá em 2013.
Toda essa experiência ficou registrada nos depoimentos dos participantes
– Sinto-me melhor por entender o que se passa comigo, resgatei confiança em mim mesma e mais esperança de poder ajudar a mim e aos outros.
– Entendi que sem o perdão, a reconciliação torna-se superficial podendo ser rompida a qualquer momento.
– Para haver a reconciliação tem que ter uma mudança interna (perdão)
– Me sinto um lobo no meio de cordeiros, mas em vez de comê-los…só queria ser um deles.
– A presença de Pe. Leonel foi ótima. Poderia ter sempre a presença dele por vídeo ou quem sabe por vídeo conferência.
– Como posso ser um multiplicador Es.Pe.Re? Quero ser um.
– Entendo que o tipo de justiça mais indicado para o meu caso é a justiça restaurativa.
-A proposta das Es.Pe.Re. é: SURPREENDENTE
AGRADÁVEL
ÓTIMA
SENSACIONAL
INSUBSTITUÍVEL
TODOS DEVEM CONHECER
A Coordenadora Carmen Cyrino e os instrutores, agradecem a todos, principalmente ao Pe. Josumar, que acolheu com muito carinho a proposta das Es.Pe.Re.
A Coordenação das Es.Pe.Re-Núcleo São Francisco, aproveita para convidar outros jovens e também adultos para em 2011 participarem e viverem essa aventura para a construção de um mundo de paz.
“CONTRA A IRRACIONALIDADE DA VIOLÊNCIA PROPOMOS A IRRACIONALIDADE DO PERDÃO” (Jairo Diaz)
“SEM RECONCILIAÇÃO NÃO HÁ FUTURO” (Nelson Mandela)