Focolares farão Assembleia Geral em Roma, na próxima semana
Roma (RV) – São esperados cerca de 500 delegados dos Focolares para a Assembleia Geral do Movimento marcada para a próxima semana, em Roma. O evento, de 1 a 28 de setembro, acontece no Centro Mariápolis do Castel Gandolfo.
Representantes de diversas áreas geográficas do mundo, expressão da pluralidade que caracteriza os Focolares, devem trabalhar em cima de 12 grandes temas para direcionar o Movimento para os próximos anos. Todas as atividades serão acompanhadas por outros 49 convidados, dos quais 15 de igrejas cristãs não-católicas, religiões não-cristãs e culturas não-religiosas. Além disso e do retiro espiritual, a Assembleia, formada por leigos e consagrados, adultos e jovens, homens e mulheres, deve eleger: presidente, co-presidente e conselheiros gerais para os próximos seis anos. Os participantes ainda devem ser recebidos em audiência pelo Papa Francisco no dia 26 de setembro, às 12 horas, no Vaticano.
Do trabalho preparatório, surgiram questionamentos, desafios e exigências de um povo que está em caminho. Em particular, a fidelidade à identidade carismática; a atenção para os jovens, idosos e familiares; a exigência de ir além do próprio Movimento, em direção às dores da humanidade, com um olhar privilegiado às diferentes necessidades. Um impulso à ação, portanto, com uma formação espiritual e cultural adequada e atualizada, na linha da espiritualidade da comunhão típica do carisma dos Focolares, a fim de que seja Jesus mesmo, presente entre os que estiverem unidos em Seu nome (Mt 18, 20), a caminhar pelas estradas para encontrar os homens e mulheres de hoje.
A Assembleia acontece a cada 6 anos. O último encontro aconteceu após o falecimento da fundadora do Movimento dos Focolares, Chiara Lubich, em 2008. (AC)
Papa receberá nova presidência dos Focolares
O Papa Francisco receberá na sexta-feira, 26 de setembro, a nova Presidente e o novo co-Presidente do Movimento dos Focolares. Eles serão eleitos durante a Assembléia Geral que estará reunida de 1º a 28 de setembro no Centro Mariapolis, de Castel Gandolfo.
Na audiência no Vaticano tomarão parte todos os 494 delegados dos Focolares que participarão da Assembléia, representando as diversas áreas geográficas do mundo, expressão da pluralidade que caracteriza o movimento.
Os trabalhos serão abertos com alguns dias de retiro espiritual e de trabalho comum que precederão a eleição da presidente que substituirá Maria Você, a segunda sucessora de Chiara Lubich. (JE)
Fonte: Rádio Vaticano